Início Apps Setembro Amarelo: “se precisar, peça ajuda” saiba como prevenir o suicídio usando...

Setembro Amarelo: “se precisar, peça ajuda” saiba como prevenir o suicídio usando aplicativos

Mês da Prevenção ao Suicídio, Setembro amarelo, conheça aplicativos que ajudam no combate e prevenção contra o suicídio

Setembro Amarelo é o Mês da Prevenção ao Suicídio, queremos aqui listar aplicativos que ajudam no combate, prevenção e redução destes tristes números de casos de suicídio.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha ante estigma do mundo!

Em 2023, o lema é Se precisar, peça ajuda!e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

“Se precisar, peça ajuda!” é o tema oficial da campanha do Setembro Amarelo® 2023:

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe. 

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Os tristes dados sobre suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. 

Segundo site Setembro Amarelo, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Mundialmente, a taxa de suicídio está diminuindo, com a taxa global diminuindo de 36%, diminuições variando de 17% na região do Mediterrâneo Oriental a 47% na região europeia e 49% no Pacífico Ocidental. Mas na Região das Américas, as taxas aumentaram 17% no mesmo período entre 2000 e 2019. 

Participe da campanha!

Esta é uma página completa com material disponível para auxiliar a todos. Assim sendo, aproveite os nossos materiais e participe da nossa campanha durante todo o ano.

​São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo®, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!

E afim de fazer parte desta campanha, queremos aqui destacar os principais aplicativos que podem ajudar a diminuir ainda mais estes dados tão tristes. Confira abaixo.

Aplicativos para combater o suicídio.

Aplicativo “Tá tudo bem?

O Aplicativo “Tá Tudo Bem?”, desenvolvido pela jovem Aline Bezzoco, funciona como uma ferramenta de auxílio para a prevenção ao suicídio além de informar sobre o tema e desmistificá-lo, eliminando qualquer tipo de tabu ou preconceito.

Caso não se sinta confortável em desabafar sobre o assunto com alguém próximo, o CVV – Centro de Valorização da Vida oferece um atendimento sigiloso por telefone, Skype, chat e e-mail 24h por dia.

O app “Ta Tudo Bem?” oferece:

  • Informações sobre o tema
  • Ferramentas de apoio, como um botão de emergência que liga automaticamente para o CVV, no telefone 188
  • Lista de razões para viver
  • Notificações diárias de apoio emocional
  • Uma lista de contatos de emergência.

Importante frisar que o app não substitui a ajuda médica e muito menos de um profissional especializado. Todas as informações contidas dentro deste aplicativo tiveram supervisão de uma profissional formada em Psicologia.

O aplicativo não possui nenhum vínculo com o CVV.

O Aplicativo Tá Tudo Bem está disponível para:

Aplicativo Ajuda Já

O Aplicativo Ajuda Já, desenvolvido voluntariamente pelo idealizador Andrea Iorio, desenvolvedor Renato Silva e o designer Alessandro Telles vem para facilitar solicitação de ajuda através botão de pânico em situações de crise e tentativas de suicídio.

Esse aplicativo gratuito agora busca enfrentar o problema permitindo à pessoa que contempla o suicídio contatar facilmente uma pessoa de confiança em um momento crítico.

O Aplicativo Ajuda Já, permite cadastrar três contatos para receberem um SMS em uma situação de emergência. Basta a pessoa apertar um botão e um pedido de ajuda é enviado, com um texto predefinido e com a localização em tempo real de quem pediu ajuda. 

A ideia deste aplicativo surgiu de uma experiência pessoal, o que me fez entender a importância de reforçar um pedido de ajuda na hora que o outro mais precisa”, define Iorio.

O Aplicativo Ajuda Já está disponível para:

Aplicativo Cíngulo

Com o Aplicativo Cíngulo, você pode superar os problemas emocionais que mais atrapalham a sua vida, evoluindo cada vez mais em uma jornada de autoconhecimento.

Tudo por conta própria e com total privacidade. Você faz no seu ritmo, onde e quando quiser. As abordagens mais avançadas, eficazes e transformadoras da psicologia e das neurociências estão ao seu alcance: basta se permitir iniciar essa jornada.

Segundo site da empresa, a autoavaliação do Cíngulo descreve com precisão a sua personalidade e as suas emoções. Por meio dela, é possível enxergar o seu lado mais íntimo e profundo, as suas virtudes e fraquezas. O teste é simples de fazer e traz uma análise completa. Ele foi elaborado a partir de muitos anos de pesquisa científica de nossa equipe de neurocientistas. 

Além disso o Cíngulo App, possui:

  • Seções de Auto Conhecimento
  • Diário Emocional
  • Técnicas de SOS.

O Cíngulo App ganhou prêmio Google de melhor aplicativo de 2019 e está disponível para:

Aplicativo Ombro Amigo

O aplicativo Ombro Amigo, é voltado para pessoas que querem fazer desabafos e receber conselhos de pessoas desconhecidas.

Além disso, o usuário também pode comentar em publicações de pessoas aleatórias, dando suas opiniões sobre os problemas pelos quais elas estão passando.

É possível responder às conversas no mural público ou iniciar um chat privado para aprofundar os aconselhamentos.

As categorias que o Aplicativo Ombro Amigo para melhor separar os desabafos, são:

  • Conselhos
  • Amor (Relacionamento, traição, infidelidade, paqueras)
  • Família
  • Dinheiro (Problemas financeiros)
  • Amizade
  • Trabalho
  • Sexualidade (Duvidas sobre, GLS, …)
  • Outros

O Aplicativo Ombro Amigo está disponível para:

Game Jornada do Acolhimento

A Janssen criou um game com diferentes jornadas e perspectivas é o destaque do Movimento Falar Inspira Vida no mês de prevenção do suicídio.

A proposta do jogo é servir como ferramenta educativa sobre o cuidado da depressão e promover o acolhimento às pessoas que sofrem com a doença.

Em entrevista ao site Catraca Livre, a presidente do Instituto Vita Alere de prevenção e pósvenção do suicídio a psicóloga Karen Scavacini afirma que “Ao usar um game para falar sobre saúde mental, você foge de uma maneira tradicional de retratar a questão e mostra que os sintomas acontecem nas mais diversas pessoas. A mensagem principal da jornada da Depressão Resistente a Tratamento é que o paciente não desista de se sentir melhor e buscar ajuda.”

O game “Jornada do Acolhimento” foi desenvolvido por uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas e especialidades, como Karen. “Pensamos o que precisava estar no jogo, qual era o objetivo, como as jornadas deveriam ser feitas, o que não poderia ter em cada uma delas, e todos os aspectos de cuidado que devemos ter ao lidar com um tema sensível para aumentar a consciência pública, estimular a empatia, orientar como as pessoas podem falar, oferecer ajuda, diminuir preconceito e informar”, diz a psicóloga.

Para jogar a Jornada do Acolhimento, acesse aqui.

Instagram

O Instagram lançou oito países um novo recurso de combate ao suicídio em tempos de quarentena por contra da pandemia do coronavírus. O Brasil foi uma das nações escolhidas para iniciar o projeto.

Segundo site O Globo, cada país, através de um instituto de prevenção ao suicídio, fará a curadoria de conteúdo relacionado ao tema da saúde e ao bem-estar para apoiar as pessoas durante a pandemia do Covid-19. O objetivo é oferecer recursos para que os usuários possam se adaptar às diversas mudanças em seu modo de vida e trabalho.

Funciona da seguinte forma, um usuário procura por termos ou hashtag considerados perigosos, como #depressão, #ansiedade e #suicídio.

O Instagram emite um alerta com os seguintes dizeres “Podemos Ajudar ? Publicações com as palavras ou tags que você está procurando, muitas vezes incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa e até levá-la à morte. Se você está passando por uma situação difícil, gostaríamos de ajudar.” E um link com a frase “Obter Apoio” é destacado.

E esta função funciona tanto em ambiente mobile quanto web.

Imagem Instagram – Diagramação “Razão para Acreditar”

#DesafioDos40segundos

O CVV lançou um desafio para alguns artistas e influenciadores contarem o que já fizeram durante o isolamento provocado pela pandemia do coronavírus chamado #DesafioDos40segundos.

Na dinâmica, as pessoas precisavam responder sim ou não para perguntas sobre os hábitos na quarentena. Assim que a dinâmica completava os 40 segundos, uma mensagem revelava o objetivo do joguinho: “antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu a vida”.

Caso precise, veja onde buscar ajuda:

Abrata

Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)

CVV – ligue 188

Movimento Conte Comigo, Prevenção a Depressão

Setembro Amarelo

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile