Sim, até o Google está celebrando esta data tão importante para nosso país, Google Doodle celebra hoje dia 07 de setembro o dia da Independência do Brasil.
O Google Doodle de hoje celebra o Dia da Independência do Brasil, ou Sete de Setembro. Neste dia de 1822, o Brasil declarou independência de Portugal.
Dois anos depois, adoptou a sua primeira constituição e obteve o reconhecimento formal como nação soberana.
Dia 07 de Setembro registra a Independência de nosso país, foi neste dia em 1822, que Dom Pedro deu inicio a todo processo de nossa nação independente.
Esta ocasião chamada de “Grito de Independência” por conta da frase dita junto a sua guarda que o acompanhava quando ele bradou em alto e bom som “Independência ou Morte”.
No Dia da Independência, a bandeira nacional verde, amarela e azul do Brasil voa alto em todo o país. O brasão central da bandeira contém uma estrela para cada estado brasileiro.
O verde representa as exuberantes florestas do país, o amarelo representa a riqueza e o azul profundo simboliza que o Brasil está no centro do seu próprio universo. O Doodle de hoje usa as mesmas cores para celebrar e nos lembrar dos valores que o Brasil preza.
O motivo que levou a independência, segundo a história seria por conta dos brasileiros quererem acabar com o monopólio comercial português sobre nosso país. Foi um processo bem desgastante entre os colonos brasileiros e os portugueses.
A família real portuguesa chega ao Brasil em 1808 motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas, sim a família real fugiu para cá.
A família real acaba se instalando no Rio de Janeiro. Dom João VI, Rei de Portugal, fez diversas medidas que contribuiu para modernização, desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.
Controvérsia na Historia
Até hoje há controvérsias entre os estudiosos a respeito da data da Independência e mesmo do papel ativo de D. Pedro I para que ela se efetivasse.
“Houve uma pressão muito grande para que isso acontecesse“, diz Carla Ferretti, professora de História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Isso porque os proprietários rurais e de escravos temiam perder a liberdade econômica que ganharam com a vinda da família Real em 1808 e a abertura dos portos.
Quando D. João VI voltou para Portugal em 1820, o clima político indicava que o Brasil sofreria um cerceamento de liberdade novamente.
Esse movimento por liberdade econômica e política não acontecia apenas aqui no país, mas estava propagado por toda a América. “Era um reflexo da independência das colônias americanas“, diz a professora.
A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal.
“Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país”, afirma a historiadora.
Este ano não teremos as homenagens das forças armadas nem das escolas por conta da quarentena que nosso país vem passando por conta do coronavírus.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.