Google Doodle de hoje celebra a primeira mulher a se tornar médica na Bélgica – Isala Van Diest.
Nesse dia 24 de novembro, em 1884, um decreto governamental entrou em vigor que permitia a Van Diest exercer a medicina na Bélgica.
Isala Van Diest nasceu em Leuven, Bélgica, em 1842.
Seu pai era um médico dono de um consultório médico e sua mãe era ativa em organizações feministas progressistas.
Van Diest tomou a decisão desde o início de assumir a prática de seu pai, marcando um afastamento das convenções de gênero da época.
Incapaz de se matricular na faculdade de medicina na Bélgica devido à discriminação de gênero, Diest saiu de casa para estudar em Berna, Suíça, onde se tornou a primeira mulher belga a se formar em uma universidade em 1879.
Depois de um curto período em um hospital feminino britânico, Van Diest mudou seu foco para abrir sua própria prática, mas muitos obstáculos sociais e institucionais impediram seu progresso.
A Bélgica finalmente começou a permitir que as mulheres estudassem medicina formalmente em 1880 e, em 1883, Van Diest graduou-se como doutor em medicina, cirurgia e obstetrícia.
Após anos trabalhando em um hospital de refúgio para mulheres e defendendo os direitos das mulheres, Diest finalmente abriu seu próprio consultório em 1886.
Em homenagem ao 100º aniversário do Dia Internacional da Mulher em 2011, o governo belga emitiu uma moeda de € 2 em homenagem a Van Diest ao lado da primeira advogada belga, Marie Popelin.
Em Bruxelas, a rua do antigo consultório de Van Diest foi batizada em sua homenagem em 2018.
Aqui está uma pioneira médica – Isala Van Diest!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias