Início Google Google Doodle Tanabata: Saiba tudo sobre este evento também conhecido como Festival das Estrelas

Tanabata: Saiba tudo sobre este evento também conhecido como Festival das Estrelas

O Google Doodle de hoje, 07/07, celebra a Tanabata no Japão! Este feriado, também chamado de Festival das Estrelas, homenageia o encontro sagrado entre os amantes cósmicos Orihime e Hikoboshi.

O Google Doodle de hoje, 07/07, celebra o Tanabata no Japão! Este feriado, também chamado de Festival das Estrelas, homenageia o encontro sagrado entre os amantes cósmicos Orihime e Hikoboshi.

O que é o Tanabata

O Tanabata é uma lenda, Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial. Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi, e por ele se apaixonou.

O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais.

Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea.

Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra.

Segundo a mitologia japonesa, Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, do lado oposto da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.

Estas duas divindades, representadas pelas estrelas Vega e Altair, só se reúnem uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.

Quando começou a celebração do Tanabata Matsuri

O evento Tanabata Matsuri celebra a sabedoria e o desejo de Orihime e Hikoboshi de aprimorar as habilidades e trabalhar duro para poderem se encontrar. O inicio do Tanabatá foi ah cerca de 1150 anos.

No Brasil o primeiro festival oficial foi realizado no Estado do Paraná na cidade de Assaí.

No Tanabata, as ruas do bairro e a praça da Liberdade são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas.

Nesses bambus são pendurados os tanzaku, pequenos pedaços também coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos.

No Tanabata, os japoneses comemoram criando tanzaku, pedaços de papel coloridos com pequenos desejos escritos neles.

Eles penduram essas tiras de papel em árvores de bambu, que se acredita crescerem até o céu para Orihime e Hikoboshi lerem.

Muitos também apreciam pratos populares como macarrão somen ou chirashi, todos cobertos com guarnições em formato de estrela.

Feliz Tanabata!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile