Google Doodle de hoje 13/05, ilustrado pela artista convidada da Polônia Dixie Leota, comemora o 130º aniversário da pintora, designer gráfica, ilustradora e cenógrafa polonesa Zofia Stryjeńska, que é amplamente considerada uma das mais importantes artistas polonesas art déco do início de 1900.
Em seus incontáveis meios, o trabalho ousado e aventureiro de Stryjeńska reflete sua personalidade como uma heroína intransigente de criatividade e expressão artística.
Nascida em 13 de maio de 1891, em Cracóvia, Polônia, Zofia Stryjeńska começou a pintar caricaturas dos clientes de seu pai em sua loja de luvas, desenvolvendo um talento que se tornou a paixão de sua vida.
Mas as barreiras de gênero atrapalhavam suas atividades artísticas, barreiras que ela estava determinada a quebrar.
Como a Academia de Belas Artes de Munique – sua principal escolha de escolas – era uma instituição tradicionalmente exclusivamente masculina, Stryjeńska cortou o cabelo e frequentou a universidade disfarçada de homem.
Mas depois de um ano em Munique, a pressão para manter sua identidade escondida a empurrou para voltar para casa em Cracóvia.
Inspirada pela história de sua identidade nacional, Stryjeńska começou sua carreira aos 21 anos com uma série de pinturas baseadas no folclore polonês.
Essa abordagem moderna de uma forma de arte tradicional tornou-se sua marca registrada, um estilo que ganhou popularidade quando a Polônia recuperou recentemente sua independência em 1911 e seus cidadãos valorizaram sua iconografia histórica.
Sua série de litografias surrealistas de 1917 intitulada “Bożki Słowiańskie” (“Ídolos eslavos”) teve enorme sucesso e foi impressa em tudo, desde cartões postais a chocolates.
Uma especialista em trajes folclóricos e mitologia eslava, Stryjeńska expressou o amor por sua herança em trabalhos que iam de peças de xadrez de madeira a trajes de balé, como aqueles projetados para o balé polonês “Harnasie” dos anos 1930.
Feliz aniversário, Zofia Stryjeńska!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.