Propaganda

A partir de hoje o Whatsapp libera novo recurso que permite realizar pagamentos diretamente pelo Whatsapp. Segundo o Blog oficial da empresa, “o recurso de pagamentos no Whatsapp para enviar dinheiro com segurança e fazer pagamentos no comércio local diretamente em suas conversas no Whatsapp“.

Este lançamento está sendo iniciado no Brasil, foram feitos testes na Índia, mas o projeto consolidado está sendo implantando em nosso país. E, por conta desta novidade, o mundo parou para falar e explicar sobre este lançamento.

Começamos pelo responsável por tudo isso, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg disse em seu perfil:

Hoje estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que usam o WhatsApp no Brasil. Estamos a fazer enviar e receber dinheiro tão fácil quanto partilhar fotos. Também estamos a permitir que as pequenas empresas façam vendas diretamente no WhatsApp. Para fazer isso, estamos construindo no Facebook Pay, que oferece uma forma segura e consistente de fazer pagamentos em nossos aplicativos. Quero agradecer a todos os nossos parceiros por terem tornado isto possível. Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo Banco do Brasil, Nubank, Sicredi, bem como Cielo, o processador de pagamentos de mercadores no Brasil. O Brasil é o primeiro país onde estamos amplamente a realizar pagamentos no WhatsApp. Mais por vir em breve!

O site Reuters em entrevista com o Diretor de Operações do Whatsapp no Brasil Matt Idema, diz “O WhatsApp é muito usado no país, tanto por pessoas quanto por pequenas empresas”, e continua “Acreditamos que podemos ajudar a aumentar os pagamentos digitais, ajudar a crescer a economia digital com pequenas empresas e ajudar a apoiar a inclusão financeira”.

Idema continua: “O lançamento no Brasil foi planejado há muito tempo, mas pode ajudar os usuários que estão trancados durante a pandemia de coronavírus. Não podemos ter o tipo de interação que normalmente teríamos, se você quer emprestar dinheiro a alguém ou se deseja comprar algo de uma empresa local“, disse ele.

O sistema de pagamento usará o Facebook Pay e será gratuito para usuários individuais, cobrando das empresas uma taxa pelo recebimento de pagamentos.

O site CNET disse: “Os pagamentos no WhatsApp estão disponíveis apenas no Brasil até agora, mas o aplicativo disse que espera levar pagamentos digitais para mais países no futuro. O WhatsApp não respondeu imediatamente a uma solicitação perguntando quando o recurso chegaria aos EUA. O Facebook Pay já está disponível no Facebook e Messenger nos EUA.

O site The Verge destaca sobre o tempo de testes do Whatsapp Pay que foi lançada uma versão teste na Índia em 2018 “O WhatsApp tem pagamentos digitais ponto a ponto em andamento há algum tempo. Ele lançou uma versão beta fechada na Índia em 2018 e muitos esperavam que esse país fosse o primeiro site oficial de pagamentos pelo WhatsApp.

O site TechCrunch destaca sobre os testes realizados na India em 2018 e as dificuldades que o Facebook enfrenta no país para dar sequência ao projeto. Ali diz que, “Depois de meses de conversas e julgamentos, o WhatsApp finalmente puxou o gatilho dos pagamentos em seu aplicativo.” e continua “O Facebook continua preso em um labirinto regulatório na Índia que o impediu de expandir o serviço de pagamentos além de um pequeno e limitado lançamento, no que de outra forma seria o maior mercado do aplicativo em termos de usuários. A Índia possui 400 milhões de usuários ativos mensais, enquanto o segundo maior mercado do Brasil possui 120 milhões de usuários.

Ainda segundo o TechCrunch o Facebook ainda tem muito interesse na Índia por conta do número de usuários ativos “E, de fato, haveria uma posição interessante por causa desse tamanho: embora existam vários outros serviços de pagamentos digitais, incluindo Google Pay e Paytm, não há concorrentes claros, grandes e populares que ofereçam pagamentos em um aplicativo de mensagens no país.

O Whatsapp está fazendo de tudo para ampliar o fluxo de sua receita. Ele quer começar a exibir propagandas em seu app, e ano passado anunciou própria criptomoeda. Afinal de contas o Whatsapp conquistou a incrível marca de 2 Bilhões de Usuários em todo mundo. Em outras palavras, o Facebook tem “2 bilhões de motivos” para investir em suas ferramentas.

O site Engadged destaca o sistema Venmo da PayPal, “Como usuário comum, não há taxas para enviar dinheiro ou fazer compras. Esse é o padrão no espaço. Com a Venmo, por exemplo, enviar dinheiro para alguém é gratuito, desde que você não use seu cartão de crédito. Além disso, os pagamentos do WhatsApp se baseiam na funcionalidade de catálogo que a empresa introduziu no ano passado.”

O site Android Central compara Whatsapp o WeChat, famoso app de mensagens nos países orientais, dizendo que o Facebook está muito longe aquém do que deveria estar “o aplicativo de mensagens chinês WeChat é conhecido por ser capaz de fazer tudo, desde enviar mensagens de texto para seus amigos até reservar passagens de trem. O aplicativo do Facebook ainda não foi tão longe, mas está se posicionando para uma fatia do mercado de comércio eletrônico.”

O 9to5Mac, especializado em plataforma Apple, destaca a ferramenta Apple Pay Cash, que está somente liberada nos EUA. “A Apple tornou possível enviar e receber dinheiro por meio do aplicativo Mensagens em 2017, conhecido simplesmente como Apple Pay Cash . A opção ainda não foi lançada fora dos EUA, portanto, o recurso de dinheiro do WhatsApp pode ser uma opção popular mesmo para usuários da Apple em outros países.”

Em seu perfil oficial no Twitter o Whatsapp destactou “Os usuários do WhatsApp no Brasil agora podem enviar dinheiro para amigos e familiares ou pagar uma empresa diretamente do seu bate-papo“.

E você, o que achou desta grande novidade? Deixe nos comentários ou comente em nossas redes sociais.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta