Início Google Google Doodle Una Marson: Google Doodle celebra a vida desta incrível feminista

Una Marson: Google Doodle celebra a vida desta incrível feminista

Una Marson é a homenagiada do Google Doodle de hoje 10/10 no Reino Unido ela foi uma das pensadoras feministas mais influentes da Jamaica - a escritora, defensora e locutora.

Una Marson é a mais nova homenagiada do Google Doodle de hoje no Reino Unido, ilustrado pela artista convidada do Reino Unido Sarah Madden, celebra uma das pensadoras feministas mais influentes da Jamaica – a escritora, defensora e locutora.

Marson foi a primeira mulher negra a ser contrada como produtora de rádio na BBC, onde gravou várias entrevistas significativas, incluindo uma com o ícone da banda de swing Ken “Snakehips” Johnson, que aconteceu neste dia em 1940.

Quem foi Una Marson

Una Marson nasceu em 6 de fevereiro de 1905, em Santa Cruz, Jamaica.

Una Marson: Imagem Copyright BBC

Marson se tornou a primeira editora e editora de revistas da Jamaica em 1928, quando criou “The Cosmopolitan” – uma publicação focada em questões de gênero e injustiça social.

A inspiração que ela tirou do clima político e literário de Londres a levou a se mudar para a cidade em 1933.

Chocada com o racismo que encontrou, ela começou a lutar por direitos iguais ao lado de seu colega imigrante caribenho Dr. Harold Moody, fundador do grupo de direitos civis The League of Coloured Peoples.

Marson voltou para casa em 1936 para cultivar uma nova geração de escritores jamaicanos.

Enquanto escrevia suas próprias poesias e peças – que costumava autofinanciar – ela fundou o Save the Children Fund da Jamaica.

Una Marson ingressou na BBC em tempo integral em março de 1941, quando se tornou assistente de programa no departamento de “Programas do Império”, que criava programas de rádio para falantes de inglês em todo o Império Britânico. Ela rapidamente se comprometeu a expandir a gama de vozes caribenhas no ar. Imagem Copyright BBC

Depois de se mudar novamente para a Inglaterra em 1938, ela assumiu um cargo na BBC, onde trabalhou com George Orwell, lia sua poesia ao lado de T.S. Eliot, e produziu o popular programa semanal “Calling the West Indies”.

Transmitido pela primeira vez em 1943, apresentava poemas e contos de autores caribenhos, dando uma plataforma internacional e voz a escritores como Samuel Selvon.

Esta fotografia extraordinária mostra Una Marson literalmente no centro da vida literária internacional! Ela está transmitindo em 1942 como parte de Voice, uma vertente mensal de programas de poesia moderna criados por George Orwell, então um produtor da BBC no BBC Eastern Service (você pode vê-lo no final do grupo, à esquerda). Una tem em sua volta T.S.Eliot à esquerda e pelo crítico William Empson à direita, e escritores da Índia e Sri Lanka (então Ceilão) e outros membros da equipe da BBC. Imagem Copyright BBC

Também divulgou a perspectiva de uma mulher para o Movimento Internacionalista Negro, amplamente dominado por homens, e uma voz culturalmente relevante para a crescente comunidade caribenha da Grã-Bretanha.

As contribuições literárias de Marson não são amplamente conhecidas, e ainda menos se sabe de sua vida posterior.

No entanto, foram seus escritos e poesia que influenciaram a transmissão pela qual ela é mais conhecida e ampliaram seu legado para as gerações futuras descobrirem.

Em 2009, suas conquistas foram celebradas com a instalação de uma Placa Azul – que homenageia indivíduos que tiveram grande impacto em sua comunidade e além – em sua antiga casa no Parque Brunswick de Londres.

Obrigado pelo seu incrível legado, Una Marson!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile