Início Google Google Doodle Paulo Freire: Google comemora 100º aniversário do filósofo brasileiro

Paulo Freire: Google comemora 100º aniversário do filósofo brasileiro

Google Doodle de hoje comemora o centésimo aniversário do filósofo, educador e autor brasileiro Paulo Freire, reconhecido como um dos mais influentes pensadores educacionais do século XX.

Google Doodle de hoje comemora o centésimo aniversário do filósofo, educador e autor brasileiro Paulo Freire, reconhecido como um dos mais influentes pensadores educacionais do século XX.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife, que naquela época foi uma das regiões mais afetadas pelos ecos do colonialismo e da escravização.

Crescer ao lado de famílias rurais de baixa renda enquanto sua própria família lutava contra a fome, fundamentou sua compreensão da relação interconectada entre o status socioeconômico e a educação.

Dali em diante, Paulo Freire fez da melhoria da vida de pessoas marginalizadas a missão de sua vida.

Em 1948, Paulo Freire começou um posicionamento de uma década fornecendo serviços sociais para a classe trabalhadora brasileira, o que foi fundamental para a criação de seu modelo de educação universal – Conscientização, o desenvolvimento da consciência crítica.

Essa metodologia inovadora promove a troca cultural entre professor e aluno através das lentes de suas circunstâncias sócio-históricas com o objetivo de criar uma sociedade democrática livre do analfabetismo.

Paulo Freire (imagem: João Pires/Estadão Conteúdo)
Paulo Freire (imagem: João Pires/Estadão Conteúdo)

Em 1962, ele aplicou o modelo Conscientização com grande sucesso ensinando 300 trabalhadores rurais a ler e escrever em apenas 45 dias!

No entanto, seus ideais se mostraram muito radicais para o recém estabelecido governo brasileiro de 1964 e Paulo Freire foi forçado ao exílio até 1979.

Durante esse período, ele publicou seu aclamado livro “Pedagogia do Oprimido” que em 1968 levou sua revolucionária filosofia de ensino para uma ampla audiência internacional.

Paulo Freire continuou sua jornada educacional fora do Brasil até retornar em 1980 para liderar um projeto de alfabetização para adultos.

Em 1988, ele começou a trabalhar como Secretário de Educação de São Paulo, implementando programas de alfabetização inovadores.

Hoje, seu belissimo trabalho é mantido por meio do Instituto Paulo Freire, uma organização internacional dedicada ao avanço educacional e à transformação da sociedade através de seus ensinamentos.

O Instituto Paulo Freire (IPF) surgiu a partir de uma ideia do próprio Paulo Freire (1921-1997) no dia 12 de abril de 1991. Ele desejava reunir pessoas e instituições que, movidas pelos mesmos sonhos de uma educação humanizadora e transformadora, pudessem aprofundar suas reflexões, melhorar suas práticas e se fortalecer na luta pela construção de “um outro mundo possível”.

Por sua importância nacional e internacional, Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira em 2012.

Desde a criação do IPF, Paulo Freire acompanhou todos os momentos dessa história: apresentou nomes, participou da definição do Estatuto e da linha básica de atuação do instituto e, após sua fundação oficial, em setembro de 1992, tomou parte nas principais decisões e sempre ofereceu suas valiosas e esclarecedoras reflexões sobre os projetos desenvolvidos

Feliz centenário, Paulo Freire!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Via Google

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile