Propaganda

Você já conversou com um amigo sobre a compra de um determinado produto e notou anúncios relacionados a esse produto em suas redes sociais? Pode ser surpreendente para muitos, e você pode se perguntar se o telefone está escutando você. Muitos usuários se preocupam com sua privacidade, pois sentem que o telefone os está espionando. No entanto, nem sempre é esse o caso.

Muitos aplicativos em seu telefone usam apenas seu microfone e câmera para melhorar a experiência do usuário. Isso ajuda os aplicativos de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, a criar um ecossistema onde os consumidores veem anúncios que são relevantes para suas necessidades.

Como consumidores e vendedores se beneficiam disso?

  • Eles só recebem anúncios que atendam às suas necessidades. Por exemplo, se a usuária do iPhone for uma mãe, o microfone detecta isso em suas conversas sobre o bebê. A maioria dos anúncios que ela encontraria mais tarde seria sobre fraldas, monitores para bebês, brinquedos etc. Os anúncios também podem ser específicos para os produtos que elas desejam. Se o usuário mencionou que comprou uma cadeirinha, seu próximo anúncio no Facebook ou Instagram apresentaria diferentes marcas de cadeirinhas.
  • Isto economiza muito tempo. As pessoas não precisam perder tempo procurando produtos. Várias opções estão a apenas um link de distância sempre que eles navegam pelas redes sociais.
  • Os vendedores podem filtrar facilmente seu público-alvo. Eles economizam muito dinheiro por não anunciar na televisão.

O problema surge quando certos aplicativos permitem vender os dados do consumidor a terceiros. Essa é uma preocupação válida de privacidade para os consumidores.

Se você atualizou seu iPhone para a versão mais recente do iOS, deve ter notado um ponto laranja ou verde aparecendo na tela. Você pode vê-lo no lado superior direito da tela do seu iPhone. Vamos discutir quando você deve e não deve se preocupar com esses pontos.

A atualização mais recente do sistema operacional da Apple se concentra na segurança e privacidade do usuário. Como parte da nova atualização do iPhone, esta é uma luz indicadora da Apple, que avisa quando um aplicativo está usando seu microfone e câmera.

O ponto laranja significa que um aplicativo está acessando o microfone do seu iPhone e pode estar gravando. O ponto verde aparece quando a câmera e o microfone são acessados ​​ou apenas a câmera. Esses pontos não são um problema quando você está usando aplicativos que requerem acesso a um microfone ou câmera, como Zoom, WhatsApp, etc. O problema é quando esses aplicativos acessam sua câmera ou microfone quando você não os está usando.

O benefício mais importante dos pontos laranja e verdes seria detectar qualquer atividade anômala no telefone. Por exemplo, se alguém estiver usando aplicativos de monitoramento de smartphone para espionar você, isso pode ser identificado. No entanto, você ainda precisa ser cauteloso. Ainda assim, alguns aplicativos como o Xnspy podem passar despercebidos.

O predador só precisa acessar seu telefone uma vez e poderá instalar o aplicativo em seu telefone sem você perceber. Além disso, o Xnspy não acessa diretamente os registros do seu telefone; ele usa o backup do iCloud para isso, o que não equivale a acessar qualquer coisa diretamente de um iPhone.

Aplicativo XNSpy - Imagem: Ilustração
Aplicativo XNSpy – Imagem: Ilustração

Talvez o que torna os aplicativos de monitoramento remoto e o Xnspy – por consequência – uma preocupação é que, devido ao seu procedimento de instalação para aplicativos em iOS, o próprio dispositivo tem dificuldade em relatar qualquer atividade suspeita. Um amigo, membro da família ou cônjuge pode estar profundamente envolvido em seu sistema usando o Xnspy ou ferramentas de monitoramento semelhantes por meio de sua conta do iCloud.

Os pontos verde e laranja podem, no entanto, informar quando o dispositivo está usando a câmera ou o microfone. O Xnspy e muitos outros aplicativos como ele contam com recursos de gravação de ambiente para coletar informações sobre alguém. Quando tal recurso é usado, o iPhone agora pode detectar e informar quando você está sendo ouvido.

Essa defesa contra o acesso não autorizado a dispositivos digitais é bem-vinda. No entanto, deve-se notar que o Xnspy ainda pode usar seu recurso de gravação de tela para ver o que está ativo no telefone a qualquer momento. No momento em que este artigo foi escrito, a Apple não tinha uma notificação para alertar os usuários do iPhone sobre curiosos que possam existir.

Controle quem tem acesso à sua câmera e ao seu microfone.

Geralmente, toda vez que você baixa um novo aplicativo, ele pede permissão para acessar seu microfone e câmera. Para garantir que esses aplicativos não acessem sua câmera ou microfone quando não houver necessidade, você pode verificar facilmente quem pediu para acessá-los:

  1. Indo para as configurações
  2. Tocando na opção de privacidade
  3. Tocando na opção de microfone/câmera
  4. Negar acesso aos que não precisam disso para funcionar.

Você também pode ver quais aplicativos usaram seu microfone ou câmera no Centro de Controle.

Os pontos vermelhos e laranja ajudam os usuários a manter a segurança e a privacidade em seus iPhones. Abaixo, você pode encontrar a lista de precauções que pode tomar para evitar que alguém instale um aplicativo espião de celular em seu telefone:

  1. Mantenha uma senha em seu telefone e nunca dê sua senha a ninguém. Isso inclui todos os membros de sua família, não importa o quanto você confie neles, até mesmo seu cônjuge. Ter um detector de rosto e polegar ainda pode ser perigoso, pois qualquer pessoa pode obter acesso ao seu telefone usando seu rosto ou polegar enquanto você dorme. Pode parecer assustador, mas há muitos casos relatados de parceiros espionando uns aos outros por meio de tais aplicativos.
  2. Nunca entregue seu telefone a um estranho, mesmo que ele peça para usá-lo por apenas um minuto. Aplicativos de espionagem levam apenas alguns minutos para serem instalados e configurados. Se você tiver que compartilhar seu telefone com alguém, certifique-se de fazer isso usando o recurso de acesso guiado, que restringe a pessoa de alternar para algum outro aplicativo ou tela no telefone.
  3. Troque as senhas do telefone, e-mail e redes sociais todos os meses.
  4. Para usuários do iPhone, alterar sua senha do iCloud regularmente também pode impedir que aplicativos espiões como o Xnspy copiem seus dados do servidor iCloud. Esses aplicativos só podem fazer isso se você tiver compartilhado sua senha do iCloud com quem está espionando você. Na maioria dos casos, são cônjuges ou pais. O aplicativo precisa das suas credenciais de login do iCloud para começar a funcionar. Quando você altera sua senha, ele também perde o acesso.
  5. Se você é um usuário do iPhone, também fique de olho nos pontos vermelhos para alertá-lo se o seu microfone for usado.
  6. Continue verificando as configurações do telefone para ver se o microfone ou a câmera estão ligados nos momentos em que você não precisa deles.
  7. Mantenha um código de verificação de duas etapas em seu telefone para que, se uma senha incorreta for inserida duas vezes, o telefone fique bloqueado por um minuto. Isso lhe daria tempo para pegar seu telefone de volta.

Os smartphones são uma passagem unilateral para todos os seus dados pessoais e confidenciais, pois contêm todas as suas informações. Como você o carrega por onde quer que vá, ele também contém detalhes sobre todas as suas localizações. Portanto, é necessário protegê-lo para que não caia em mãos erradas, estando o tempo todo alerta.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta