Longa de estreia de Lázaro Ramos como diretor, ‘Medida Provisória’ se passa em um futuro distópico, em que a sociedade vive à sombra de ações conservadoras. Numa delas, o governo impõe uma medida provisória, ordenando que todos os cidadãos que tenham traços afrodescendentes sejam imediatamente enviados “de volta” para a África, sob a alegação de que seria uma “reparação histórica” pelos séculos de escravidão no Brasil. Os que resistissem, seriam retirados à força.
Segundo Lázaro Ramos “O filme foi muito bem-sucedido nos cinemas, o que é algo que celebramos com grande orgulho. “.
E continua “Tenho certeza de que será um grande sucesso também. Quem ainda não assistiu terá agora a oportunidade de ver no streaming. E quem foi aos cinemas, poderá rever a história quando e onde quiser”.
O filme é uma adaptação da peça teatral “Namíbia, não!”, de Aldri Anunciação.
O filme dialoga com o passado escravocrata brasileiro ao escolher como um dos principais cenários a zona portuária do Rio de Janeiro, que foi a maior porta de entrada de africanos escravizados no país.
Ao exibir essa região como o palco das perseguições policiais aos negros, e os galpões das escolas de samba do Carnaval carioca como bunkers de resistência, o longa resgata parte relevante da história do país.
Onde assistir o filme Medida Provisória.
O longa Medida Provisória está disponível no streaming da Globoplay.
Na trama, a atriz Taís Araujo é a médica Capitu e o ator Alfred Enoch encara como advogado Antônio têm que encarar uma imposição legal do governo que resolve mandá-los para fora do país.
Num contexto futurista com tintas de distopia, os negros brasileiros são deportados para a África. Antônio está em casa quando a medida é imposta, mas a doutora está em fuga pelas ruas. Seu Jorge encarna um jornalista com ares de Mídia Ninja, André, que é primo de Antônio.
Aplicativo Globoplay está disponível para:
Se inscreva em nossa Newsletter
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.