Propaganda

Em homenagem ao Mês da História Negra, o Google Doodle de hoje, 08/02, celebra a modelo americana haitiana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, Mama Cax.

Ilustrado pelo artista convidado do Brooklyn Lyne Lucien, Mama Cax é mais conhecido por quebrar as expectativas em torno da beleza.

A modelo e advogada desfilou com orgulho pelas passarelas em sua perna protética, muitas vezes projetada com cores e padrões.

Neste dia de 2019, Mama Cax fez sua estreia na passarela da Semana de Moda de Nova York.

Mama Cax nasceu Cacsmy Brutus em 20 de novembro de 1989, no Brooklyn, Nova York, e cresceu em Port-au-Prince, Haiti.

Aos 14 anos, ela foi diagnosticada com câncer ósseo e pulmonar.

Como resultado de seu câncer, ela foi submetida a uma cirurgia malsucedida de substituição do quadril aos 16 anos, o que levou à amputação de sua perna direita.

No início, Mama Cax estava deprimida e lutou para se aceitar com uma perna protética, pois queria que parecesse realista e combinasse com seu tom de pele.

Com o passar do tempo, Mama Cax começou a aceitar e amar seu novo corpo. Ela começou a usar capas protéticas estilosas com orgulho, incorporando-as como parte de seu estilo pessoal.

Ela também começou a expressar seu amor pela moda e estilo com roupas coloridas, tinturas de cabelo e maquiagem ousada.

Na foto: Mama Cax - Cortesia da Família Cax - Google
Na foto: Mama Cax – Cortesia da Família Cax – Google

Durante esse período de aceitação de sua deficiência, Cax também se dedicou ao atletismo e aprendeu a andar de bicicleta – ela completou a Maratona de Nova York!

À medida que o movimento de positividade do corpo crescia, Mama Cax percebeu que mulheres negras e mulheres com deficiência eram sub-representadas nas mídias sociais.

Ela começou a postar regularmente e defender a inclusão na moda e usar a mídia social para discutir suas inseguranças corporais.

Ela entrou oficialmente na indústria da moda como modelo em uma campanha publicitária em 2017 e foi contratada pela Jag Models logo depois.

Em 2018, ela conseguiu uma capa da Teen Vogue e, no ano seguinte, Mama Cax desfilou nas semanas de moda de fevereiro e outubro em Nova York.

A vida de Mama Cax foi tragicamente interrompida por complicações médicas em 2019. A modelo e ativista é lembrada por expandir a imagem de como as pessoas com deficiência deveriam ser ou se parecer.

A vibrante arte Doodle de hoje é um reflexo de sua vida brilhante.

A obra de arte destaca as muitas facetas de sua identidade, incluindo sua herança haitiana, sua cidade natal em Nova York e sua carreira na moda com sua prótese incorporada ao visual.

Obrigado por ser um modelo positivo e defender a inclusão no mundo da moda e da beleza, Mama Cax.

Por trás da produção do Google Doodle em homenagem a Mama Cax

Perguntas e respostas do artista convidado com Lyne Lucien.

O Google Doodle de hoje foi ilustrado pelo artista convidado do Brooklyn, Lyne Lucien. Abaixo, ela compartilha seus pensamentos por trás da criação deste Doodle:

Agradecimentos especiais ao espólio de Mama Cax, por sua colaboração neste projeto.

Abaixo, as famílias Brutus e Vilus compartilham seus pensamentos sobre o Doodle de hoje e o legado de Mama Cax.

Estamos honrados com o fato de o Google estar celebrando Mama Cax (nascida Cacsmy Brutus).

Hoje, as pessoas estão refletindo sobre Mama Cax como filha, irmã, amiga, modelo e ativista dos direitos das pessoas com deficiência, refletindo sobre a marca que ela sem dúvida deixou em suas vidas.

Seguindo seus muitos desafios no início da vida, Mama Cax desenvolveu um senso renovado de identidade, criou um caminho muito necessário no mundo para amputados e alcançou a fama, tudo em seus próprios termos.

Mama Cax abriu um caminho para si mesma na indústria da moda e na esfera da mídia social.

Diante de dúvidas e incertezas (externas e internas), ela conseguiu combinar com sucesso seu amor pela moda e o ativismo pelos direitos das pessoas com deficiência em uma carreira que a viu compartilhar sua experiência e sabedoria na Casa Branca do governo Obama e no Fórum Global de Mulheres Líderes na Islândia.

Mama Cax usou suas experiências de vida para capacitar e revitalizar outras pessoas, desde suas postagens no Instagram e interação até seus encontros e cumprimentos com seus seguidores.

A morte de Mama Cax foi devastadora para todos nós. Além de sua resiliência, triunfo sobre o câncer e sua carreira impressionante, Mama Cax era nossa irmã.

Como a mais velha, ela nos guiou à sua maneira pela vida e seus muitos desafios. Todos nós viemos ao mundo com uma melhor amiga e modelo por causa dela.

Ela é a razão pela qual chamamos nossa mãe de “Manmi” e travesseiros de “zoye” – qualquer ligeira inflexão ou pronúncia incorreta da parte dela é considerada lei pelo resto de nós.

Mama Cax usou seu gênio criativo para nos presentear com momentos de escapismo por meio de histórias de irmãs – seja durante crises de agitação política enquanto morava no Haiti ou quando morava em um pequeno apartamento de um quarto no Brooklyn.

Embora seu tempo conosco na terra tenha sido muito curto, todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la instantaneamente valorizaram sua ótima companhia, sua sabedoria incomparável, seu senso de humor louco e seu compromisso em tornar este mundo um lugar melhor.

Seu legado nunca pode, e nunca será, esquecido. Ela faz muita falta.

Te amo para sempre, mamãe Cax.

Família Brutus e Vilus

Na foto: A Família Cax da esquerda para a direita: Cassline R. Brutus (irmã), Mama Cax/Cacsmy Brutus, Marie R. Vilus (mãe), Lei S. Brutus (irmã), Sabienne Brutus (irmã) e na vanguarda da foto é Ashely R. Brutus (irmã)
Na foto: A Família Cax da esquerda para a direita: Cassline R. Brutus (irmã), Mama Cax/Cacsmy Brutus, Marie R. Vilus (mãe), Lei S. Brutus (irmã), Sabienne Brutus (irmã) e na vanguarda da foto é Ashely R. Brutus (irmã)

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta