O Google Doodle de hoje, ilustrado pela artista convidada Melissa Crowton, celebra a vida, obra e legado criativo de José de Almada Negreiros.
José de Almada Negreiros foi um artista, escritor e coreógrafo do Futurismo, amplamente considerado um dos mais influentes artistas portugueses e europeus do século XX.
Neste dia de 1911, Almada Negreiros fez a sua estreia artística aos 18 anos ao publicar um cartoon intitulado “Uma Razão de Peso” no 4º número de A Sátira, uma revista de Lisboa.
Nasceu na ilha de São Tomé e Príncipe em 1893 e iniciou o seu percurso criativo como caricaturista. O que começou com esboços satíricos se transformou em um amor autodidata por todas as coisas artísticas.
Com apenas 20 anos, Almada Negreiros acolheu a sua primeira exposição em Lisboa. Um ano depois, em 1914, publica o seu primeiro poema e, em 1915, cria uma revista literária progressista chamada Orpheu, que promove o Modernismo português.
Na década de 1920, Almada Negreiros viveu em Paris e Madrid, aperfeiçoando o seu ofício e competências através da colaboração e por vezes até do isolamento.
Quando regressou a Portugal em 1932, expandiu o seu repertório artístico para vitrais, painéis de mosaico, peças de teatro, ballets, desenhos gráficos e muito mais.
Almada Negreiros foi agraciado com o Prémio Columbano do Secretariado Nacional da Propaganda em 1942 e o Prémio Domingos Sequeira em 1946, bem como inúmeras outras distinções e condecorações ao longo da sua vida.
As suas obras estão espalhadas por toda a Europa, nomeadamente no Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa, nos terminais portuários de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e no lounge bar do Four Seasons Hotel Ritz Lisboa.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.