Depois de bater a expressiva marca de 10 milhões de giftcards vendidos em menos de dois anos do lançamento no Brasil, em janeiro deste ano, o iFood Card, vale-presente do iFood, atravessou as fronteiras e embarcou na Colômbia para atender o mercado B2B.
Com regras um tanto diferentes das brasileiras, em que as relações de trabalho entre empresas e colaboradores se estabelecem sem a obrigatoriedade ou incentivos do governo para que os funcionários recebam benefícios de vale-alimentação e vale-refeição, o vale-presente entra neste cenário como algo diferenciado e com propósitos distintos.
Um deles, com foco na atração e retenção de talentos, substitui os tão raros e valorizados por lá vale-alimentação e vale-refeição, para uso recorrente dos colaboradores.
Se antes, o iFood vendia cupons para uso em sua plataforma, que já está no país há mais de três anos, agora, os trabalhadores podem receber o cartão online, com valor pré-pago, para ajudar a custear as refeições feitas durante o mês.
Outra modalidade é voltada para o engajamento de equipes e fidelização de clientes. O giftcard pode ser usado para promover Happy Hours, comemorar metas batidas e dar bonificações. “Por conta da não obrigatoriedade, vimos uma oportunidade por lá.
As empresas buscam soluções, mas não há oferta de produtos no país”, afirma Paula Rabelo, diretora de growth do iFood Card. Este é o único vale-presente vendido por uma foodtech brasileira no mercado colombiano atualmente.
O cartão é carregado via online pelas empresas com um valor determinado, que pode variar entre 10 mil pesos a 100 mil pesos – o equivalente às quantias de R$ 15 a R$ 150.
Os benefícios, exclusivamente de alimentação no momento, são aceitos em todos os restaurantes, bares e mercados disponíveis na base do iFood, cerca de 40 mil em todo o país.
“Em apenas um mês de operação (janeiro de 2022), triplicamos o número de empresas atendidas na Colômbia”, comemora Rabelo. “Até o final de março, a expectativa é que 100 mil giftcards sejam vendidos no país. Hoje, em média, 3.500 empresas de pequeno porte já o utilizam”, comenta.
Para acelerar o processo de implementação e atender às demandas do mercado, o iFood contou com a parceria da Givex, usando o know-how da experiência conjunta entre as empresas no Brasil e a atuação internacional da empresa em outros mercados.
“A Givex tem muito orgulho de ter sido escolhida pelo iFood Card para ser sua parceira de tecnologia não apenas no Brasil, mas agora também na Colômbia.
Ele é um verdadeiro inovador no espaço de foodtech, e estamos felizes em ajudar a tornar suas ideias em realidade, oferecendo nossas ferramentas de tecnologia e inteligência de negócios para alcançar esses números de vendas incríveis para o iFood Card, que atestam o sucesso dessa parceria”, afirma Maria Costa, diretora-geral da Givex para América Latina.
Apesar de ter recém-iniciado a operação na Colômbia, a empresa já pensa nos próximos passos: quer oferecer o giftcards para consumidores finais ainda este ano.
“Apesar de termos apenas um mês de operação, a procura por consumidores finais já é relevante”, diz Paula. ” Temos uma entrada muito forte no mercado B2C pelos nossos canais próprios.
Mas, antes disso, precisamos implementar o produto para este público por lá e entender as mecânicas e especificidades próprias do país.
A ideia é expandir, criar novos produtos para atender o mercado colombiano”, completa. A empresa conta hoje com 800 mil usuários únicos por mês na Colômbia.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.