Início Google Google Doodle Halloween 2023: Google Doodle homenageia o Dia das Bruxas

Halloween 2023: Google Doodle homenageia o Dia das Bruxas

O Halloween chegou também no Google Doodle de hoje, então não fique triste. Clique no Doodle da apresentação de slides de hoje

O Halloween chegou também no Google Doodle de hoje, então não fique triste. Clique no Doodle da apresentação de slides de hoje para fazer doces ou travessuras com um vampiro, uma bruxa e um fantasma.

E aventure-se esta noite para colecionar os doces que você mais ama! É o dia mais assustador do outono – Feliz Halloween para todos 🎃

Confira os primeiros rascunhos da artista que criou o Google Doodle deste Halloween 2023, Emily Barrera

Um bloco de esboços em preto e branco representando cenas de Halloween
Poem by Emily Barrera – Music credit to Silas Hite

O que é o Halloween

termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.

A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos.

Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado.

Como surgiu o Halloween

A tradição se originou com o antigo festival celta de Samhain, entre os séculos XIV e o século XVIII, e tem total relação com a cristianização das áreas que praticavam , quando as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias para afastar fantasmas.

Uma prática muito comum da Igreja Católica, durante a cristianização da Europa, era a de criar festividades cristãs na mesma data em que eram realizados festivais pagãos.

Isso era uma forma de cristianizar as pessoas e de, ao mesmo tempo, apagar os traços da religião anterior e não foi diferente com os povos celtas

 Este dia marcava o fim do verão e a colheita e o início do inverno escuro e frio, época do ano frequentemente associada à morte humana. 

Os celtas acreditavam que, na noite anterior ao ano novo, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava obscura. 

Na noite de 31 de outubro eles celebraram o Samhain, quando se acreditou que os fantasmas dos mortos voltaram à terra.

No século VIII, o Papa Gregório III designou 1º de novembro como uma época para homenagear todos os santos. 

Logo, o Dia de Todos os Santos incorporou algumas das tradições do Samhain. A noite anterior era conhecida como All Hallows Eve e, mais tarde, Halloween. 

Com o tempo, o Halloween evoluiu para um dia de atividades como doces ou travessuras, entalhar lanternas de abóbora, reuniões festivas, vestir fantasias e comer guloseimas.

Halloween ou Dia das Bruxas no Brasil

Nas últimas décadas, temos presenciado o fortalecimento da comemoração do Halloween na forma como os norte-americanos o celebram.

Este ano, até o comércio se aqueceu por conta do evento e por conta de estarmos vivendo um momento de maior flexibilidade na quarentena. Tornando assim uma das primeiras, se não a primeira, data a se comemorar desde o inicio da quarentena.

Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas se fantasiam de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.

Essa penetração da cultura norte-americana, no entanto, gerou algumas reações de pessoas favoráveis a fazer um resgate de elementos da tradição folclórica do Brasil.

Pensando nisso, foi aprovada, em 2003, a Lei nº 2.762, que determina o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. A ideia é exaltar e celebrar o folclore brasileiro.

O tempo voa!

A temporada assustadora está sobre nós novamente. Quaisquer que sejam os planos que você tem, aqui está para desejar a todos um Halloween incrível!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile