Dizem que um encontro casual pode mudar o curso de sua vida. No caso do Google, um encontro casual entre dois cientistas da computação mudou o curso da Internet e a vida de milhões de pessoas em todo mundo.
Em 1997, Sergey Brin, um estudante de graduação na Universidade de Stanford, foi designado para mostrar a Universidade a Larry Page, que estava pensando cursar uma pós-graduação em Stanford na época.
De acordo com alguns relatos, ambos discordaram sobre quase tudo quando se encontraram pela primeira vez, mas, no ano seguinte, firmaram uma parceria.
A dupla trabalhava no próprio dormitório e conseguiu criar um mecanismo de pesquisa que usava links para determinar a importância de páginas individuais na World Wide Web (WWW). Eles chamaram o mecanismo de pesquisa de BackRub.
Logo depois, o BackRub passou a se chamar Google (ufa!). O nome era uma brincadeira com a expressão matemática para o número 1 seguido de 100 zeros e refletia bem a missão de Larry e Sergey de “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”.
Nos anos seguintes, o Google chamou a atenção não só da comunidade acadêmica, mas também dos investidores do Vale do Silício.
Em agosto de 1998, o cofundador da Sun, Andy Bechtolsheim, assinou um cheque no valor de US$ 100.000 para Larry e Sergey, e a Google Inc. nasceu oficialmente.
Com esse investimento, a equipe recém-formada passou do dormitório para seu primeiro escritório: uma garagem no subúrbio de Menlo Park, Califórnia, de propriedade de Susan Wojcicki (funcionária nº 16 e agora CEO do YouTube).
Computadores velhos, uma mesa de pingue-pongue e um tapete azul brilhante compunham o cenário daqueles primeiros dias, noites e madrugadas.
A tradição de manter tudo bem colorido continua até hoje.
Desde o início, tudo era fora do comum.
O primeiro servidor do Google era feito de Lego, e no primeiro “Doodle”, de 1998, um bonequinho de palito no logotipo anunciava aos visitantes do site que toda a equipe havia faltado ao trabalho para assistir o festival Burning Man.
O lema “Não seja mau” e a lista As dez verdades em que acreditamos resumiam esse espírito de originalidade.
Nos anos seguintes, a empresa cresceu rapidamente, contratou engenheiros, formou uma equipe de vendas e adotou o primeiro cão, Yoshka (em inglês).
O Google já não cabia mais na garagem e acabou se mudando para sua sede atual, também conhecida como o “Googleplex”, em Mountain View, Califórnia.
Esse espírito de fazer as coisas de forma diferente foi o que guiou a mudança. E Yoshka também.
A busca incessante por respostas melhores continua no centro de tudo que o Google a faz.
Hoje, com mais de 60 mil funcionários em 50 países diferentes, o Google desenvolve centenas de produtos que são usados por bilhões de pessoas em todo o mundo, do YouTube e Android até o Gmail. Isso inclui, é claro, a Pesquisa Google.
Os servidores de Lego ficaram para trás, a equipe da empresa aumentou “um pouco”, mas a paixão por criar tecnologia para todo mundo continua a mesma, desde os tempos de dormitório e garagem até o dia de hoje.
Todos os dias, há bilhões de pesquisas no Google em mais de 150 idiomas em todo o mundo e, embora muito tenha mudado desde os primeiros dias do Google.
Desde seu primeiro servidor alojado em um gabinete construído com blocos de brinquedo até seus servidores, agora alojados em mais de 20 data centers em todo o mundo, sua missão de tornar as informações do mundo acessíveis a todos permanece a mesma.
Se quiser pode fazer um “Tour” em um dos Data Centers do Google, você pode usar óculos 3D ou então … ficar girando a imagem com o dedo na tela ou com o mouse.
Atualmente o Google faz parte da Alphabet.Inc, que é uma holding criada desde 2015 para administrar todos os serviços como a própria Google, Youtube, Android, Google News e demais ferramentas relacionadas a empresa.
A Alphabet foi fundada por Larry Page e Sergey Brin e esta empresa é responsável por áreas que envolvam:
- Ciência
- Tecnologia
- Investimentos
- Saúde
- Pesquisa
Feliz Aniversário, patrão, ops… quer dizer, Google! ^_^
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias
Meu amigo me indicou um programa que ele utiliza para monitorar o filho dele, achei interessante e instalei no celular de meus filho e me surpreendi com o funcionamento e as funções que o programa oferece é muito bom recomendo muito.