Google Doodle de hoje 13/12 celebra a professora e cientista turca Dra. Remziye Hisar, a primeira mulher a se tornar química na Turquia.
Nesse dia, em 1991, o Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia concedeu à Remziye Hisar, o Prêmio de Serviço por sua vida de trabalho pioneiro na educação.
Remziye Hisar nasceu em 1902.
Após as nomeações civis de seu pai, ela se mudou para Istambul em 1909, onde demonstrou sua inteligência precoce ao completar três anos da escola primária em apenas um ano.
A falta de mulheres no campo da ciência a inspirou a buscar química na Darülfünun, hoje conhecida como Universidade de Istambul.
Como uma das poucas mulheres turcas da época a estudar no exterior, Remziye Hisar continuou seus estudos de química em 1923 na prestigiosa Universidade Sorbonne de Paris.
Aqui, ela estudou com vários cientistas pioneiros, incluindo a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física, Marie Curie.
No ano seguinte, ela fez história como a primeira turca a se formar na Sorbonne.
Remziye Hisar, concluiu sua tese de doutorado em 1933, mesmo ano em que iniciou seu mandato como pesquisadora de química e professora na Universidade de Istambul.
O trabalho de Hisar continuou em vários departamentos científicos até sua aposentadoria em 1973.
Remziye Hisar, é amplamente creditado por lançar as bases dos estudos científicos turcos modernos, especialmente os de seu filho Feza Gürsey, um eminente físico teórico, e da filha Deha Gürsey, uma das poucas turcas a trabalhar para a União Psicológica Internacional.
Um brinde a um pioneiro científico que ajudou a mudar a composição da comunidade científica internacional – o Dr. Remziye Hisar!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.