O Halloween ou Dia das Bruxas é o homenageado do Google Doodle, e em vários lugares é considerado feriado celebrado a cada ano em 31 de outubro.
O que é o Halloween
O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos.
Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado.
Como surgiu o Halloween
A tradição se originou com o antigo festival celta de Samhain, entre os séculos XIV e o século XVIII, e tem total relação com a cristianização das áreas que praticavam , quando as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias para afastar fantasmas.
Uma prática muito comum da Igreja Católica, durante a cristianização da Europa, era a de criar festividades cristãs na mesma data em que eram realizados festivais pagãos.
Isso era uma forma de cristianizar as pessoas e de, ao mesmo tempo, apagar os traços da religião anterior e não foi diferente com os povos celtas
Este dia marcava o fim do verão e a colheita e o início do inverno escuro e frio, época do ano frequentemente associada à morte humana.
Os celtas acreditavam que, na noite anterior ao ano novo, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava obscura.
Na noite de 31 de outubro eles celebraram o Samhain, quando se acreditou que os fantasmas dos mortos voltaram à terra.
No século VIII, o Papa Gregório III designou 1º de novembro como uma época para homenagear todos os santos.
Logo, o Dia de Todos os Santos incorporou algumas das tradições do Samhain. A noite anterior era conhecida como All Hallows Eve e, mais tarde, Halloween.
Com o tempo, o Halloween evoluiu para um dia de atividades como doces ou travessuras, entalhar lanternas de abóbora, reuniões festivas, vestir fantasias e comer guloseimas.
Halloween ou Dia das Bruxas no Brasil
Nas últimas décadas, temos presenciado o fortalecimento da comemoração do Halloween na forma como os norte-americanos o celebram.
Este ano, até o comércio se aqueceu por conta do evento e por conta de estarmos vivendo um momento de maior flexibilidade na quarentena. Tornando assim uma das primeiras, se não a primeira, data a se comemorar desde o inicio da quarentena.
Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas se fantasiam de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.
Essa penetração da cultura norte-americana, no entanto, gerou algumas reações de pessoas favoráveis a fazer um resgate de elementos da tradição folclórica do Brasil.
Pensando nisso, foi aprovada, em 2003, a Lei nº 2.762, que determina o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. A ideia é exaltar e celebrar o folclore brasileiro.
O tempo voa!
A temporada assustadora está sobre nós novamente. Quaisquer que sejam os planos que você tem, aqui está para desejar a todos um Halloween incrível!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.