Início Opinião Coronavírus: pandemia influencia compras pela internet

Coronavírus: pandemia influencia compras pela internet

De acordo com pesquisa divulgada pela ABComm, a procura por e-commerce tem aumentado significativamento durante a pandemia da Covid-19. Saiba algumas dicas da Fundação Procon-SP para evitar problemas durante a sua compra pela internet.

Há algum tempo as compras pela internet já começaram a ganhar espaço na vida dos consumidores.

Para aqueles mais resistentes em tornar o e-commerce como primeira opção no momento das compras, a pandemia do Coronavírus, que tem, infelizmente nos afetado, veio contribuir de forma significativa para que essa ferramenta seja a principal escolha.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre & Confie, divulgou em abril deste ano, um relatório com as variações no faturamento do e-commerce brasileiro causadas pela crise da Covid-19.

O estudo compara vendas realizadas em fevereiro e março de 2020 com as do mesmo bimestre de 2020 e mostra aumento significativo no consumo dentro do varejo digital.

A análise mostra que o consumo das categorias de supermercados (80%), saúde (111%) e beleza e perfumaria (83%) aumentou.

A tendência, de acordo com o a ABComm, é que o cenário continue dessa forma, movimentando o consumo de categorias relacionadas às necessidades básicas do dia a dia.

O aumento de compras significa consumidores de primeira viagem e para que a primeira experiência não seja traumática ou problemática, é importante contar com aliados que evitem ciladas.

O Procon, órgão de defesa do consumidor, nos da algumas dicas que precisamos saber no momento das compras.

Buscar por sites confiáveis (você pode checar uma lista disponibilizada pela Fundação Procon-SP de sites que precisamos evitar), certificar prazo de entrega, frete e, claro, pesquisar preços, são orientações que vão te deixar mais seguros para realizar a compra.

Além de sites, muitas propagandas de “produtos imperdíveis” têm aparecido nas redes sociais, mas a recomendação é não comprar por estes links enviados.

E, ah, você sabia que nosso direito como consumidor é de poder devolver o produto comprado pela internet em até sete dias do recebimento da compra e ter o dinheiro de volta? Fantástico, não é?

Realizar compras pela internet é mais prático, objetivo, seguro e não precisamos nem sair de casa! Essa é uma, dentre tantas benfeitorias que a internet nos proporciona, mas claro, precisamos sempre pesquisar e usá-la da melhor forma.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile