Propaganda

Dos vários blogs e sites que você encontra por aí na internet, a maioria deles é construído na plataforma WordPress.

Os motivos para esse sistema de gerenciamento ser “o queridinho” dos usuários iniciantes e programadores profissionais são vários.

Um deles é o fato do WordPress ser intuitivo. Isso possibilita que você não precisa ser uma enciclopédia de códigos de programação para criar um projeto com ele.

A dinâmica da plataforma permite que qualquer pessoa tenha condições de utilizar os seus recursos.

A versatilidade também é uma das características mais conhecidas desse sistema.

Se o seu objetivo é criar um blog pessoal para divulgar o seu portfólio, o WordPress pode ser o seu grande amigo nessa empreitada. WordPress pode ser encontrado na versão app.

Caso o seu projeto seja investir no gerenciamento de uma loja online, basta correr para o WP e os seus famosos plugins. E falando em plugin, neste post vamos conhecer alguns dos mais conhecidos e usuais na plataforma. 

Veja: Como Ganhar Dinheiro – Publique seu conteúdo no WordPress

Os plugins que você precisa no WordPress

Entre as razões que levam o WordPress a ser tão compatível com vários tipos de projetos estão nos seus plugins. Essa plataforma foi lançada em 2003 e desde então ela vem atualizando e adotando mais plugins para as mais diversas funcionalidades.

Plugin, uma palavra que acompanha qualquer um que lê tutoriais de WordPress, nada mais é do que uma extensão, um programa capaz de conferir funções a mais para o seu site ou blog.

Sendo assim, há plugins para encontrar melhores palavras-chaves nas postagens, para efetuar edição de imagens e, inclusive, plugins específicos para quem tem ou quer criar uma loja virtual.

Também é bom lembrar que há plugins gratuitos e pagos. Eles também podem ser instalados e, caso necessário, desinstalados. Agora veja a seguir algumas dicas de plugins WordPress para você turbinar o seu projeto web. 

Yoast SEO

As famosas práticas de SEO existem para você melhorar o posicionamento do seu site ou blog nas páginas de resultado do Google e outros buscadores. E se eu disser que existe um plugin capaz de ajudar você nessa tarefa?

O Yoast SEO possui recursos que mostram como o seu conteúdo será encarado pelos mecanismos de busca. Ele também oferece um painel intuitivo em que o usuário pode gerenciar tudo de forma rápida e fácil. 

Além disso, ele avalia as postagens e aponta onde estão as fraquezas em relação ao SEO e também a outros aspectos do conteúdo como a legibilidade.

W3 Total Cache

Este é um plugin que otimiza a velocidade de carregamento das suas páginas, se tornando obrigatório para você melhorar a experiência do seu usuário.

Com ele ninguém vai reclamar que há lentidão em seu site, ainda mais nos dias de hoje, em que o acesso à web muitas vezes é feito via dispositivos móveis.

WooCommerce

O WordPress também quebra o galho para quem quer criar uma loja online. E uma das razões para isso é o plugin conhecido como WooCommerce.

Essa extensão apresenta uma série de recursos com o intuito de melhorar a sua loja virtual, seja nas formas de pagamento quanto na organização dos produtos oferecidos.

Ele é um plugin de código aberto e alguns dos seus recursos consistem em filtros de busca interna, carrinhos de compra e facilidade para administrar o estoque.

O WooCommerce também é caracterizado pela sua interface intuitiva, pela sua integração com Marketplaces e também pela sua fácil instalação. 

Não é por acaso que atualmente ele é um dos plugins WordPress mais populares em se tratando de e-commerce.

Broken Link Checker

A qualidade dos links, tanto externos quanto internos, é um dos pilares das boas técnicas de SEO. Por isso, a presença de links que não funcionam só serve para prejudicar o seu blog.

Como é um trabalho árduo verificar em cada postagem quais os links realmente estão funcionando, seria interessante contar com um plugin para fazer isso, certo?

Pois então, ainda bem que já ele já existe. O Broken Link Checker monitora o seu site caçando os links inutilizados e notifica você, podendo ser via e-mail ou pelo próprio painel de controle do WordPress.

Wordfence Security

Ele é considerado um dos plugins de segurança mais conhecidos do WP. Ele bloqueia a maioria das ameaças virtuais, monitora constantemente o site e ainda tem recursos para organizar endereços de IP em blacklist e whitelist.

Imagify Image Optmizer

A utilização de imagens é um recurso importante nas postagens, influenciando inclusive até os resultados de SEO. Porém, arquivos pesados de imagens fazem as páginas do seu site demorarem séculos para abrirem.

Para evitar isso, é bom ter à disposição o Imagify Image Optmizer. Ele comprime as imagens no seu WP as tornando acessíveis. Ele é de fácil instalação e um dos mais utilizados atualmente em se tratando de otimização de imagens.

Conclusão

A plataforma WP ainda se mantém entre os sistemas mais utilizados para gerenciar blogs e sites. Inclusive, empresas conceituadas de web hosting, como a Hostinger, oferecem a hospedagem WordPress entre os seus serviços.

Um dos motivos que coloca a plataforma no Top 10 da preferência dos usuários são os seus plugins. É claro que essas extensões devem ser instaladas com moderação para não pesar demais o seu site.

Portanto, quando for instalar algum plugin WordPress, dê a prioridade para os mais relevantes, como os citados acima.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

Deixe uma resposta