Google Doodle de hoje, ilustrado pelo artista convidado brasileiro Arthur Vergani, comemora o ator, roteirista, produtor e diretor brasileiro Amácio Mazzaropi em seu aniversário de 109 anos.
Considerado o maior cômico do cinema brasileiro, é o único artista que ficou milionário fazendo filmes no país. Suas produções foram fenômeno de público por mais de três décadas.
Por meio de seu papel marcante como o querido personagem “Jeca Tatu”, Mazzaropi usou o humor para abordar assuntos sérios e se tornou uma figura do cinema brasileiro.
Nascido neste dia em São Paulo em 1912, Mazzaropi passou a infância visitando a casa de campo de seu avô, o que influenciou a persona na tela que posteriormente desenvolveu.
Na adolescência, o futuro ícone da comédia brasileira saiu de casa para trabalhar no Circo La Paz, um circo itinerante.
Foi aí que teve a ideia de atuar como caipira, materializado na futura atuação de Marazzaropi como o personagem de Monteiro Lobato, Jeca Tatu.
Mazzaropi produziu conteúdo para rádio e televisão por muitos anos antes de estrear em seu primeiro filme, “Sai da Frente” (“Get Out of the Way”, 1952).
Com a carreira cinematográfica em alta, e após vários outros papéis, Mazzaropi comprou Fazenda Santa, uma fazenda que virou estúdio e que também serviu de locação para muitos de seus filmes.
Foi aqui que Mazzaropi abriu sua própria produtora em 1958. Mazzaropi teceu comentários sociais em linguagem simples e cobriu assuntos importantes com grande efeito, o que levou o público a afluir para suas produções por mais de 20 anos.
Curiosamente, enquanto Mazzaropi se tornou um dos atores cômicos mais aclamados do Brasil, ele também foi um grande fornecedor de leite para Leites Paulista.
Hoje, a Fazenda Santa é o Hotel Fazenda Mazzaropi, que abriga o Museu Mazzaropi, que possui um acervo de mais de 20.000 itens.
Feliz aniversário, nosso eterno e querido Jeca Tatu, Amácio Mazzaropi!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias