Google Doodle de hoje celebra o 107º aniversário do compositor japonês Akira Ifukube – um talento prodigioso em música clássica e trilhas sonoras.
Entre filmes cinematográficos uma das trilhas que ficou amplamente conhecido por seu trabalho na trilha sonora original dos filmes “Godzilla” na década de 1950.
Akira Ifukube nasceu neste dia em 1914 em Kushiro, Hokkaido, Japão, em uma linhagem familiar distinta que remonta a pelo menos o século 7.
Um ouvinte apaixonado de partituras musicais europeias quando adolescente, ele aspirava a entrelaçar sua identidade nacional profundamente enraizada em composições originais.
Uma ideia ainda mais solidificada depois de ouvir a emocionante peça orquestral do compositor russo Stravinsky de 1913 “A Sagração da Primavera” aos 14 anos de idade.
Em 1935, Akira saiu de casa para estudar silvicultura na Universidade de Hokkaido, onde escreveu “Rapsódia japonesa”, seu primeiro número orquestral original.
Após uma breve passagem como funcionário florestal e processador de madeira, ele optou por se dedicar à composição musical em tempo integral.
Em 1947, ele lançou a primeira de suas mais de 250 trilhas sonoras de filmes que produziu no meio século seguinte.
O auge de sua carreira de trilha sonora para o cinema veio em 1954, quando escreveu a trilha sonora de “Godzilla”, cujo rugido característico ele criou pegando uma luva de couro revestida de resina e arrastando-a contra a corda solta de um contrabaixo.
Além de seu trabalho como compositor ao longo da vida, Akira serviu como presidente do Tokyo College of Music a partir de 1976 e publicou um livro teórico de 1.000 páginas intitulado “Orquestração”.
O governo japonês honrou as conquistas de sua vida com a Ordem da Cultura e a Ordem do Tesouro Sagrado.
Feliz aniversário, Akira Ifukube!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.