Propaganda

Depois de cinco anos como a solução dominante para armazenamento de fotos em várias plataformas, o Google Fotos está passando por uma grande reformulação. 

O visual atualizado, que inclui novas maneiras de navegar no aplicativo e um ícone de “cata-vento simplificado”, foi projetado para melhor destacar suas fotos antigas favoritas, disse o Google. 

Ele também responde à principal solicitação de recurso que o Google diz ter recebido: uma visualização de mapa que permite explorar as fotos e vídeos que você tirou por local.

“Muitas pessoas realmente amam o produto, e a razão pela qual o amam é um pouco diferente do que o projetamos inicialmente”, disse David Lieb, líder de produto do Google Fotos. 

“O que eles realmente amam é essa ideia de nostalgia, relembrando e olhando para suas fotos. Então, neste redesenho, decidimos realmente nos apoiar nisso. Achamos que, a longo prazo, esse é o valor único e durável do Google Fotos. ”

O novo Google Fotos é aberto em uma guia chamada Fotos, que contém os favoritos antigos e as fotos recentes. Na parte superior da guia, você verá Memórias, um arquivo privado de suas fotos antigas que você navega como o Instagram Stories . 

(Introduzido no ano passado, o recurso agora tem mais de 120 milhões de usuários mensais, informou a empresa.) Além das fotos de anos atrás, você também verá uma nova seção de Memórias chamada “Destaques recentes”. 

Esse é o esforço do Google para mostrar o melhor de suas fotos recentes, além de criações automatizadas, como colagens e animações que o aplicativo cria em seu nome. (Essas criações apareceram anteriormente, uma guia chamada For You, que desapareceu.)

O novo visualizador de histórias de memórias no Google Fotos
O novo visualizador de histórias de memórias no Google Fotos.

Abaixo de Memórias, você verá suas fotos recentes em ordem cronológica inversa, com algumas mudanças sutis em seu design e posicionamento. 

O Google Fotos agora faz suposições automatizadas sobre quais fotos você provavelmente achará mais interessantes, ampliando-as no feed à medida que você rola. 

Espere ver fotos de fotos, bebês e pontos de referência renderizados com mais destaque, com recibos, lugares de estacionamento e imagens do quadro branco um pouco menores. O Google também reduziu o espaço entre as fotos na grade.

A guia de pesquisa mostra os recursos de aprendizado de máquina do Google, que se tornaram poderosos de maneiras que as pessoas que usam fotos apenas ocasionalmente podem não ter percebido completamente. 

A parte superior da guia mostra as pessoas e os animais de estimação que aparecem com mais frequência em suas fotos e vídeos, o que, para mim, continua sendo uma das melhores maneiras de navegar no aplicativo.

Abaixo disso, você encontrará a nova visualização do Google Places, que permite navegar pelas fotos e vídeos que você tirou em um mapa. 

Toque em “ver tudo” em locais e você verá uma grade de locais onde tirou muitas imagens e, ao tocar em um, verá uma exibição inteligente em dois painéis. 

No topo está o mapa, que o Google renderiza com pontos ativos, mostrando onde você tirou mais fotos e imagens. Abaixo está uma grade das fotos no mapa. 

Toque em um ponto ativo no mapa, e a grade abaixo será alterada para mostrar apenas as fotos no ponto ativo. É uma maneira rápida e divertida de navegar em um local e lembrar das coisas que você fez em uma determinada área.

A nova visualização de mapa no Google Fotos
A nova visualização de mapa no Google Fotos.

“Quando você olha suas fotos em um mapa, deseja vê-las e o mapa ao mesmo tempo”, disse Lieb. “E surpreendentemente, ninguém está fazendo dessa maneira.”

A pesquisa também oferece uma exibição inteligente de “Coisas” que tenta capturar fotos relacionadas aos seus interesses. 

Depois de passar os últimos meses fazendo biscoitos pandêmicos, fiquei encantado ao ver que o Google havia criado uma nova guia “panificação” para que eu pudesse relembrar minhas criações recentes. 

A pesquisa também permite que você pesquise em seu arquivo categorias dedicadas, incluindo capturas de tela, selfies, vídeos e criações automatizadas do Google.

A guia final é denominada Biblioteca, e é uma sacola: uma loja de impressão para transformar suas fotos em impressões e livros, um link para utilitários como um scanner de fotos e uma ferramenta para fazer animações, acesso às fotos excluídas e uma lista de seus álbuns.

Não seria um aplicativo do Google se não tivesse um recurso de mensagens um tanto estranho. Toque no balão na parte superior do aplicativo e você verá uma lista de fotos que compartilhou, além de todas as conversas que teve sobre eles com seus amigos. 

Encontrei Fotos de mensagens mais úteis na teoria do que na prática. Isso é dificultado pelo fato de o Google não associar imagens a identidades reais e, portanto, é difícil entender quem são meus amigos e familiares. (Também é geralmente mais fácil enviar uma ou duas fotos rápidas via SMS ou outro aplicativo social.)

Descobri-me tirando menos fotos do que o normal depois de meses de abrigo, mas Lieb disse que o uso das fotos continua aumentando durante a pandemia. “Mesmo quando você está preso em casa, você quer gravar o que estava acontecendo em sua vida”, disse Lieb. “Então, vemos as pessoas fazendo isso ainda mais hoje.”

O novo design do Google Fotos está sendo lançado para:

baixe no android - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.photos&hl=pt_BR
baixe no ios - https://apps.apple.com/us/app/google-photos/id962194608

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Via The Verge

Deixe uma resposta