O Google lançou ontem 10/06 o primeiro Android 11 Beta público. Normalmente, a empresa deixaria seus maiores anúncios para o Google I / O, mas com o coronavírus cancelando esse evento, a atualização foi lançada hoje sem muita alarde.
Isso não quer dizer que a atualização não seja grande – existem vários novos recursos úteis, incluindo alterações nas notificações, conversas no formato bolhas, melhorias na segurança e muito mais. Aqui estão alguns dos melhores.
Conversas refinadas
A novidade mais notável é uma alteração na maneira como o Android lida com as notificações.
O Android sempre foi o melhor dos dois grandes sistemas operacionais móveis para lidar com notificações e, com o Android 11, o Google está dando um grande salto sobre a Apple, permitindo que você mantenha suas conversas separadas das outras notificações.
É um complicado o que temos hoje em dia várias notificações que recebemos diariamente e, às vezes conversas importantes podem ficar para trás, certo?
Em vez disso, as conversas agora serão exibidas em sua seção prórpria, na parte superior da tela das notificações, sobressaindo de outros alertas.
Você pode até definir determinadas conversas como tendo prioridade, permitindo que as notificações do seu crush sejam recebidas mesmo que você tenha silenciado as notificações.
Além disso, agora você pode exibir essas conversas em um “balão” flutuante que pode ser acessado a qualquer momento enquanto estiver usando outros aplicativos.
Os usuários do Facebook Messenger no Android provavelmente estão familiarizados com o recurso (o Facebook os chama de Chat Heads), mas agora as bolhas devem funcionar com qualquer aplicativo de bate-papo – supondo que eles atualizem seu código.
Melhor controles de mídia
Uma das coisas mais irritantes sobre ouvir música no Android é alternar entre dispositivos. Às vezes, ouço nos alto-falantes do meu telefone, às vezes uso fones de ouvido, outros, nos meus alto-falantes sofisticados ou na TV. Agora, no Android 11 permite selecionar rapidamente sua saída de áudio na tela de notificações.
O Android11 também fornece controles de mídia mais abrangentes para interagir com sua música na tela de notificações.
Por exemplo, agora você pode retornar uma sessão de música diretamente no menu – não é necessário abrir o Spotify novamente depois de fechá-la.
O Google diz que você poderá alternar entre aplicativos na ordem em que foram reproduzidos pela última vez, o que é útil para quem vive alternando constantemente entre músicas e audiobook, por exemplo.
Uma maneira mais inteligente de controlar sua casa inteligente
À medida que mais de nossos dispositivos se tornam ‘inteligentes‘, pode ser difícil controlar todos eles em aplicativos separados ou navegar para o aplicativo Google Home quando você está ocupado fazendo outra coisa.
O Google agora oferece acesso muito mais fácil aos seus dispositivos; uma pressão longa no botão liga / desliga exibirá controles para os vários dispositivos em sua casa.
Também mostrará seus cartões de crédito e outros métodos de pagamento adicionados ao Google Pay, um recurso que foi adicionado aos dispositivos Pixel há alguns meses.
Leia também: Qual sistema operacional é mais seguro iOS 13 ou Android 10?
Privacidade, agora mais privada
A partir do Android 10, o Google começou a levar a privacidade um pouco mais a sério, permitindo que os usuários limitem coisas como o acesso ao local para operar apenas quando você estiver realmente usando um aplicativo (em oposição ao plano de fundo).
Agora, a empresa permite que você forneça aos aplicativos acesso único a determinados recursos, como sua câmera ou microfone – algo que deveria ter sido feito há muito tempo, concorda?
Melhor ainda, o Google diz: se você não usa um aplicativo há muito tempo, ele “redefinirá automaticamente” todas as permissões associadas a esse aplicativo e enviará uma notificação também.
Tudo isso significa que se você precisar baixar um aplicativo de videoconferência aleatório, nunca mais o usará, mas obviamente terá preguiça de desinstalar, não precisa se preocupar com isso gravando você enquanto estiver mexendo no nariz um dia.
Como conseguir isso
Infelizmente a Google sempre lança a versão beta para os dispositivos Pixel primeiro; é compatível com o Pixel 2 e posterior.
Experimentá-lo é tão simples quanto ir para a página do Android Beta Program e ativar seu dispositivo. O Google o lançará em dispositivos de alguns outros fabricantes nas próximas semanas.
Mas, você pode acompanhar se está disponível para seu smartphone clicando aqui.
Vale alertar que, se quiser instalar o software de pré-lançamento por sua conta e risco. Se você não está pronto para lidar com os erros que poderão vir a aparecer – afinal é uma versão TESTE – então, talvez seja melhor esperar até o software surgir com a versão pronta para todos os usuários.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.