Propaganda

Por anos, o iOS manteve-se firme como o sistema operacional móvel mais seguro, mas os novos controles de privacidade do Android 10 sobre permissões de aplicativos e maiores esforços para atualizações de segurança são uma melhoria notável. 

Além disso, o próximo Android 11 – atualmente disponível como uma  prévia do desenvolvedor – mostra ainda mais que o Google está avançando mais com seus mais recentes recursos focados na privacidade.

Tanto o Android 10 quanto o iOS 13 têm recursos de segurança que oferecem a você mais controle sobre a frequência com que os aplicativos podem acessar sua localização, maneiras de impedir que os aplicativos varram redes Bluetooth e Wi-Fi próximas para adivinhar sua localização.

Separamos alguns quesitos a ser analisados e trazer a você qual dos SO foi o vencedor de cada tópico:

Atualizações

Vencedor: iOS 13

Quando se trata de manter seu dispositivo móvel seguro, sua primeira e mais fácil linha de defesa é manter seu sistema operacional atualizado. Com apenas este recurso, segundo observa a Kaspersky Labs, pode interromper inúmeros malware . 

Quando se trata de obter atualizações a Apple ainda mantém o tipo de controle sobre sua cadeia de fabricação, contratos de rede de operadoras e código subjacente para que isso aconteça com rapidez e eficácia. 

Embora alguns usuários ainda mantenham a tradição de reclamar da nítida falta de personalização do iOS , o jardim murado altamente patrulhado da Apple também garantiu que os usuários do iPhone fiquem à frente do malware sem ter que pensar nisso.

Um sinal de esperança, no entanto, veio para os fãs do Android preocupados com a segurança em maio de 2019, quando a diretora sênior do Google para Android, Stephanie Cuthbertson, disse aos participantes do Google I/O – evento que reúne desenvolvedores de todo mundo – que as atualizações de segurança do Android finalmente serão automatizadas . 

Seu dispositivo Android já recebe atualizações de segurança regulares, mas você ainda precisa aguardar o lançamento e reiniciar quando chegarem“, disse ela. “Queremos que você consiga isso mais rápido.

O processo acontecerá em segundo plano, assim como o Google atualiza seus aplicativos e não exigirá mais a reinicialização do telefone. 

Embora seja ótimo ouvir os módulos de segurança do Android receberem atualizações, mesmo que seu sistema operacional não seja, isso ainda não resolve o enorme problema do Google com atualizações atrasadas do sistema operacional . 

Fabricantes e redes de operadoras lançam suas próprias versões personalizadas do Android em sua própria programação, o que significa que as pessoas geralmente não estão atualizando seus telefones Android . 

Com o aumento de malware móvel na Google Play Store, as medidas do Google para enviar atualizações de segurança não puderam acontecer mais cedo. 

Controle de permissão 

Vencedor: Android 10 

Além de manter seu sistema operacional atualizado, a maior ameaça à sua segurança móvel vem de aplicativos que exigem permissões excessivas para acessar os dados do seu telefone – e depois vazam. 

Enquanto a corda de veludo da App Store estritamente controlada é amplamente creditada por impedir a invasão de malware que afeta um número desproporcional de usuários do Android, os usuários do iPhone não são imunes a ataques. 

Em junho de 2019, pesquisadores da Positive Technologies descobriram mais aplicativos iOS do que aplicativos Android, com deficiências de segurança. 

Em agosto, depois de levar uma surra de um ano na imprensa por malware generalizado em sua Play Store, o Google reagiu ao encontrar falhas de segurança no iPhone que, segundo ele, deixaram os sites se soltarem por anos. 

Mas a ferramenta de privacidade obrigatória do iOS 13, o Sign In, ajuda bastante a Apple a salvar a cara e manter sua reputação. 

O recurso de segurança usa seu ID Apple, não seu endereço de e-mail, para verificar suas credenciais enquanto faz login nos seus aplicativos. 

Isso também significa que não é mais necessário usar o  Facebook para fazer login em um questionário de aparência obscura que você encontrou on-line e não criar mais endereços de e-mail falsos para experimentar novos serviços (o Login criará um temporário para você).

Mas o Android 10 não está fora da corrida aqui. 

Ele tem uma seção de Privacidade dedicada totalmente nova em seu aplicativo Configurações, onde você pode monitorar e bloquear solicitações de permissão de qualquer aplicativo. Por que o Facebook precisa dos seus dados de localização? Se você não quer, então não faça.

Anteriormente, o rastreamento de permissões de aplicativos para Android era frustrantemente difícil. Mas um botão de rejeição com um clique para cada item em uma lista condensada? Esse é o tipo de controle que eu quero se estiver trabalhando no “playground” de código aberto do Google. 

Ainda não totalmente enterrado no novo menu do Android 10, está a seção Avançado. O agrupamento intuitivo coloca questões de segurança comuns em um só lugar para controlar, em vez de se espalhar por vários menus:

  • exibição de informações da tela de bloqueio
  • serviço de preenchimento automático do Google
  • informações de atividades
  • e como você deseja que seu dispositivo lide com solicitações de publicidade.

Embora esse controle sobre as permissões melhore, os aplicativos de malware sem permissão ainda podem pegar carona em outros aplicativos que você concedeu. 

Só isso levou os pesquisadores em julho de 2019 a descobrir mais de 1.000 aplicativos na Google Play Store roubando dados dos usuários . 

Ele levanta a questão: quão bons são os controles de permissão do Android 10 se os aplicativos da Google Play Store são o problema?

Geotracking

Vencedor: Android 10 

Outro aumento na privacidade dos dois sistemas operacionais vem na forma de novas opções de bloqueio de local.

O iOS 13 oferece graciosamente a opção de compartilhar fotos sem compartilhar seus dados de localização. 

A opção de retirar os dados de localização privada de uma foto enquanto estiver no aplicativo Fotos significa que cada imagem não deixa mais uma trilha de dados quando passa pelas mídias sociais, e-mail ou mensagens – enquanto a foto ainda pode ser identificada geograficamente em particular. 

E o processo é simples: selecione uma foto (ou fotos) que deseja compartilhar no aplicativo Fotos, toque em Opções na parte superior da tela e desative o Local na seção Incluir.

O Android 10 sabe sobre isso. Para remover os dados de localização antes de compartilhar uma foto, acesse o aplicativo Fotos do seu telefone Android, toque no menu e selecione Configurações e toque em Remover localização geográfica. 

O Android 10 está fazendo seus próprios progressos aqui, no entanto. Embora as versões anteriores permitissem que você dissesse sim ou não à solicitação de localização de um aplicativo, o Android 10 está adotando uma abordagem mais granular aos controles de localização geográfica. 

Agora você terá três opções: negar permissões, aceitá-las ou permitir que um aplicativo acesse suas informações de localização apenas enquanto estiver usando o aplicativo ativamente. 

Chega de rastreadores Bluetooth 

Vencedor: Ambos

Depois de desativar as permissões para um aplicativo acessar sua localização via GPS, ele ainda pode começar a procurar sinais de Bluetooth e Wi-Fi. 

Depois de encontrá-los, ele pode analisar rapidamente sua localização. Pior ainda, o Bluetooth está se tornando cada vez mais uma vulnerabilidade , à medida que as conexões domésticas inteligentes superam as correções de segurança. 

Felizmente, o Android 10 e o iOS 13 oferecem controle sobre quais aplicativos têm permissão para detectar sinais de Wi-Fi e Bluetooth nas proximidades. 

Rodada de bônus

Vencedor: iOS 13

Na superfície, pode parecer uma novidade criada em torno da necessidade de uma conveniência social, mas o recurso de senha Wi-Fi do Android 10 pode ser uma ótima medida de segurança. 

O novo recurso permite criar um código QR para sua rede Wi-Fi que seus convidados podem digitalizar para ingressar nela. 

Torne sua senha o mais forte possível e nunca se preocupe em esquecê-la ou ter que soletrar lentamente para seus amigos.

Mas a Apple vence a rodada de bônus em grande escala , graças aos ampliados recursos de segurança HomeKit do iOS 13, criados agora que sua plataforma doméstica inteligente está ganhando suporte para roteadores seguros e câmeras de segurança doméstica criptografadas. 

Você quer controlar se sua geladeira inteligente está conversando com outros aparelhos ? Você entendeu. À parte o potencial de um motim culinário, o armazenamento em massa de dados é a melhor maneira de reforçar a segurança. 

A jóia da coroa aqui para os fãs da Apple é que as câmeras HomeKit em breve terão recursos de vídeo criptografado e armazenamento do iCloud, e todo o HomeKit Secure Video enviado será criptografado. 

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Via CNET

Deixe uma resposta