A ByteDance escolheu a Oracle para ser sua parceira nos EUA para seu popular serviço de vídeo TikTok, uma decisão que chega com o fim do prazo para o banimento do popular aplicativo se aproxima.
O acordo proposto deve atender às necessidades dos usuários do TikTok, bem como satisfazer as preocupações com a segurança nacional americana, disse uma pessoa familiarizada com a situação.
O gigante da computação em nuvem com sede na Califórnia será o “parceiro de tecnologia” da ByteDance nos Estados Unidos, disse a pessoa.
A Microsoft , que buscava um acordo com o parceiro Walmart , disse em um comunicado que sua oferta foi rejeitada pela ByteDance, de Pequim. A gigante do software era vista como a favorita nas negociações.
“A ByteDance nos informou hoje que não venderá as operações da TikTok nos Estados Unidos para a Microsoft“, disse a Microsoft em um comunicado no domingo. “Estamos confiantes de que nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, ao mesmo tempo que protegia os interesses da segurança nacional.“
A Microsoft disse que teria feito “mudanças significativas” no TikTok para garantir a segurança, privacidade, segurança online e combate à desinformação.
A decisão foi tomada um pouco mais de dois meses depois que o presidente Donald Trump, citando preocupações com a segurança nacional, anunciou em 4 de agosto sua intenção de banir o TikTok, a menos que fosse comprado por uma empresa americana.
Sobre Trump
Falando a repórteres, Trump mencionou especificamente a Microsoft como candidata – a única empresa que o presidente mencionou explicitamente – tornando-a a pioneira pública na compra da TikTok no mês passado. Uma ordem executiva formalizando a ameaça de proibição foi emitida dois dias depois. Um pedido subsequente exigiu que a ByteDance vendesse a TikTok até 12 de novembro.
Leia Também: Proibição de Trump poderá afetar Spotify, LOL, PUBG, filmes e até Apple
O interesse da Oracle em comprar a TikTok foi relatado semanas depois da ordem executiva original de Trump “Eu acho que a Oracle é uma grande empresa“, disse Trump antes de um comício em Yuma, Arizona, respondendo aos relatórios.
“Acho que a Oracle é alguém que pode lidar com isso.” Trump também chamou o co-fundador da Oracle, Larry Ellison, de um “cara incrível”.
Ellison é um dos mais conhecidos apoiadores de Trump da indústria de tecnologia. Ele organizou um evento de arrecadação de fundos para o presidente em fevereiro, que fez com que alguns funcionários da Oracle protestassem.
Um acordo estava fechado no início deste mês, embora várias barreiras permanecessem.
Tiktok ok, mas o algoritmo…
ByteDance disse que o algoritmo baseado em IA por trás do TikTok – indiscutivelmente o maior ativo do aplicativo – não fará parte do negócio, de acordo com o South China Morning Post.
No final de agosto, a China atualizou as regras de controle de exportação do país para cobrir tecnologia sensível, sugerindo que a ByteDance provavelmente precisava da aprovação de Pequim sobre qualquer acordo com os EUA.
Não está claro como a parceria da Oracle com a ByteDance resolverá esses obstáculos potenciais.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias