Propaganda

Todas as fotos que você captura em seu iPhone armazenam dados como o data, hora e endereço onde tirou, mas calma isso tem solução.

Existem muitos motivos pelos quais o seu iPhone rastreia todas as suas localizações.

Muitos dos aplicativos do seu smartphone dependem de um rastreamento preciso da localização para funcionar, desde as direções no Google Maps até a procura de um restaurante próximo, além das redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram

Esse reconhecimento da sua localização se estende às imagens que você captura com o aplicativo Fotos de seu iPhone.

Sempre que você tira uma foto ou grava um vídeo com seu iPhone, ele cria informações relacionadas ao arquivo – incluindo a data de criação e sua localização – e então armazena esses dados, chamados de metadados, em sua mídia.

Embora os metadados tenham finalidades úteis e até essenciais, podem ser um problema de privacidade – especialmente quando se trata de sua localização. 

Se alguém tiver acesso às fotos que você salvou em seu smartphone, eles podem facilmente vasculhar os metadados para identificar locais e descobrir onde você mora ou trabalha.

Felizmente, com o lançamento do iOS 15 , a Apple tornou mais fácil remover (ou até mesmo falsificar) sua localização de fotos e vídeos que você filma no iPhone, para que olhos curiosos não possam ver onde você está. 

Explicaremos como fazer isso. 

O que exatamente são metadados de fotos? 

Quase todas as fotos que você tira no seu iPhone possuem um lote de informações ocultas armazenadas em: metadados. 

Esses metadados, conhecidos mais especificamente como dados EXIF ​​para imagens, contêm informações descritivas que tornam cada imagem única. 

Isso inclui a data de criação, informações e configurações da câmera e sua localização.

Essas informações permitem que os aplicativos identifiquem rapidamente as fotos e as organizem. 

Por exemplo, é por isso que você pode fazer algo como organizar suas fotos por data em que foram tiradas ou porque o iOS pode criar aqueles vídeos de memórias personalizados.

Portanto, os metadados são extremamente úteis, a menos que caiam nas mãos erradas. 

Alguém com acesso aos metadados pode descobrir para onde você vai e onde mora, e você pode ver como isso pode se tornar um problema. Se isso lhe dá arrepios, você pode remover os metadados de localização de suas fotos e vídeos.

Como remover as informações de localização das fotos do iPhone

Abaixo de cada foto tirada com o iPhone, você pode ver um mapa que mostra a localização aproximada de onde a foto foi tirada. 

Veja como acessar essas informações e remover o local de uma foto:

  1. No aplicativo Fotos, navegue até a foto que deseja ajustar.
  2. Agora, deslize para cima na foto ou toque no botão de informações (i) para ver as informações da foto.
  3. Em seguida, toque em Ajustar no canto inferior direito do mapa. Isso mostrará o endereço ou local exato onde a foto foi tirada. 
  4. Finalmente, toque em Sem localização . Você será redirecionado de volta para as informações da foto, onde o mapa desaparecerá e os metadados de localização desaparecerão.

OBS: Se, ao executar este passo a passo, não aparecer o mapa nas Informações, isso significa que está tudo ok, seu app Fotos não está configurado para permitir localização para o GPS. Caso queira ativar ou desativar a opção, faça:

  1. Acesse Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização.
  2. Veja se os Serviços de Localização estão ativados.
  3. Role para baixo e encontre o app.
  4. Toque no app e selecione uma opção:
    • Nunca: impede o acesso às informações dos Serviços de Localização.
    • Pedir da Próxima Vez: permite selecionar Sempre, “Durante o Uso do App”, “Permitir Uma Vez” ou Não Permitir.
    • Durante o Uso do App: permite o acesso aos Serviços de Localização somente quando o app ou um de seus recursos está visível na tela. Se um app estiver definido como “Durante Uso do App”, a barra de status ficará azul com uma mensagem informando que um app está utilizando ativamente sua localização.
    • Sempre: permite o acesso a sua localização mesmo quando o app está em segundo plano.

Nesse caso, os apps devem fornecer uma explicação de como o app usará suas informações de localização. Alguns apps oferecem apenas duas opções.

Como falsificar os metadados de localização de uma foto

Se você não quiser remover os metadados de local, sempre pode “enganar o sistema”, o que significa que, em vez disso, você atribui outro local a uma foto. 

Embora a remoção do local seja preferível por motivos de privacidade, o spoofing (ato de disfarçar uma comunicação de uma fonte desconhecida como sendo de uma fonte conhecida e confiável), pode fazer alguém pensar que você está em outro lugar, como em outro país.

  1. Acesse o para o aplicativo Fotos , escolha uma foto e deslize para cima para ver as informações da foto.
  2. No mapa que aparece, toque em Ajustar.
  3. Na parte superior da página Ajustar local, insira um local ou endereço na área de pesquisa. Conforme você digita, sugestões aparecem embaixo. 
  4. Escolha o local que você deseja dar à foto. Este se tornará o novo local da foto armazenado nos metadados.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

Deixe uma resposta