Enquanto estes dispositivos tornam a vida das pessoas bem mais prática em vários aspectos, é importante perceber que eles também apresentam certos perigos.
Antes de você ir comprar aparelhos “smart” para a sua casa no minuto que eles são lançados, você deve ler o que nós dizemos sobre como a Internet das Coisas ameaça a sua segurança e privacidade.
Além disso, você deve procurar meios para se proteger dos perigos da IoT, como VPNs por exemplo, e é por isso que este artigo é precioso.
Saiba tudo sobre VPN.
Grande quantidade de dados
Sensores inteligentes equipados na IoT permitem coletar todos os tipos de dados numa base diária.
O volume de dados coletado é perigoso para os clientes, especialmente se considerarmos que os dados podem conter informação sensível, como fotos pessoais e conversas.
Considerando que esses dados são armazenados na nuvem, é fácil para os hackers interceptarem quando eles são enviados, expondo os usuários a vários perigos de roubo de dados.
Confira, 7 dicas de segurança para seus dados não serem roubados.
Integridade física comprometida
O sentido da IoT é oferecer conveniência à internet ao fazer uma ponte entre o mundo online e o real.
Enquanto que a as vantagens são notáveis, esta “ponte” entre esses dois universos faz com que os perigos que existiam apenas na rede passem a existir também no mundo real; como casos comprovados de hackeamento da Internet das Coisas.
Falta de proteção configurada
A IoT ainda é uma novidade, e as empresas estão focadas mais na produtividade e inovação do que na segurança.
Ainda por cima, os dispositivos inteligentes carecem de opções para cibersegurança, o que deixa os usuários expostos à ataques direcionados especificamente para a Internet das Coisas.
Pior ainda, é impossível utilizar ferramentas de cibersegurança em aparelhos “smart“, até porque eles não possuem este recurso.
O Veredito
A Internet das Coisas (IoT) é um risco enorme para a privacidade e segurança, chegando até a ser uma ameaça para a integridade física das pessoas.
Assim sendo, é mandatório que você pesquise sobre o dispositivo inteligente que deseja antes de investir.
A melhor opção seria esperar até que o mundo da tecnologia atinja a maturidade suficiente no quesito de cibersegurança específica para a IoT.
Este post foi realizado em parceria com o site TechWarn.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.