Início Streaming Netflix Netflix poderá ficar fora das premiações do Oscar.

Netflix poderá ficar fora das premiações do Oscar.

Pode já ter o Oscar na mão, mas a aceitação da Netflix pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está na balança

O órgão está pronto para reexaminar se a gigante do streaming permanecerá elegível para tais prêmios, apesar de um aviso do Departamento de Justiça dos EUA que poderia violar as leis antitruste.

Recebemos uma carta do Departamento de Justiça e respondemos de acordo“, disse a Academia em um comunicado, confirmando relatórios na revista Variety.

O diretor de cinema Steven Spielberg sugeriu que os filmes da Netflix não deveriam ser elegíveis para o Oscar, mas sim para os Emmy Awards entregues às estrelas e criadores de programas de televisão.

"Quando você se compromete com um formato de televisão, você é um filme de TV", disse Spielberg
“Quando você se compromete com um formato de televisão, você é um filme de TV”, disse Spielberg

Quando você se compromete com um formato de televisão, você é um filme de TV“, disse Spielberg, que está preparado para trabalhar com a nova plataforma de streaming Apple TV +.

Mas para as autoridades dos EUA, “tal conduta pode levantar preocupações antitruste“. 

Em sua carta à Academia, o Departamento de Justiça expressou preocupação de que novas restrições possam “suprimir a concorrência”.

A Academia, por sua vez, simplesmente diz que se reunirá em 23 de abril para uma reunião anual sobre as regras do Oscar.

Netflix

Netflix se recusou a comentar, mas no mês passado twittou: “Nós amamos cinema“.

Aqui estão algumas coisas que também amamos: acesso para pessoas que nem sempre podem pagar, ou vivem em cidades sem teatros; permitindo que todos, em todos os lugares, desfrutem de lançamentos ao mesmo tempo; dando aos cineastas mais formas de compartilhar arte“, acrescentou.

“Essas coisas não são mutuamente exclusivas.”

– Velho vs novo –

As leis antitruste dos EUA existem para regulamentar os negócios para promover a concorrência justa e proteger os consumidores.

Recentemente, as autoridades bloquearam a aquisição da gigante de mídia Time Warner pelo grupo de telecomunicações AT & T, alegando que isso cortaria a concorrência e aumentaria os preços para os clientes.

Neste caso, o Departamento de Justiça “quer evitar ter que intervir por meio de uma ação judicial“, disse C. Kerry Fields, professor de economia de negócios da Universidade do Sul da Califórnia.

A Academia não revelou sua resposta à carta do Departamento de Justiça, mas Kerry Fields sugeriu que isso “pode ​​levar a Academia a ser mais circunspecta e cautelosa”.

Tenho certeza de que há muitas pessoas no conselho da Academia que estão desconfortáveis ​​em assumir o Departamento de Justiça“, acrescentou.

Impulsionado pelo sucesso da Netflix no Oscar deste ano, incluindo três estátuas para o “Roma” do mexicano Alfonso Cuaron, tudo isso é uma batalha entre o mundo do cinema antigo e o novo mundo dos serviços de streaming.

© Robyn BECK Alfonso Cuaron recebeu três Oscars em 2019 por “Roma”, um filme da Netflix

Para Kerry Fields, é surpreendente que as autoridades dos EUA tenham ficado do lado do último.

É uma luta titanesca: uma que coloca formatos antigos contra um novo“, disse ele.

Para muitos jovens, é a decisão certa, mas eu achava que eles teriam se aliado à Academia.”

Via MSN

Siga o Dica App do Dia nas redes sociais – os links estão abaixo – e também no agregador de notícias Flipboard.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile