A Microsoft está adicionando um recurso de transcrição de áudio no Word para a web hoje, uma excelente ferramenta principalmente para jornalistas, estudantes, pesquisadores e criadores de conteúdo em geral.
Transcrever (Transcribe) no Word aparecerá na versão online do Word para assinantes do Microsoft 365, fornecendo uma maneira fácil de transcrever áudio automaticamente.
A Microsoft oferece suporte a arquivos de áudio existentes ou até mesmo a capacidade de gravar conversas diretamente no Word para a web e fazer com que sejam transcritas automaticamente.
Depois que uma conversa é transcrita, a IA (Inteligência Artificial) da Microsoft separa cada palestrante e divide a conversa em seções que são fáceis de reproduzir, editar e inserir em um documento do Word.
Transcribe também suporta áudio ou vídeo capturado em outro lugar, com suporte para até 200 MB de arquivos MP3, WAV, M4A ou MP4.
O tempo de processamento irá obviamente variar consideravelmente se você estiver enviando áudio separado, mas estou testando o recurso para gravar reuniões e é uma questão de segundos para a transcrição ser concluída se você estiver gravando no próprio Word.
Como funciona o recurso de transcrição do Word?
A transcrição funciona capturando qualquer áudio do seu PC/Notebook, o que significa que você pode usá-la para transcrever reuniões, chamadas ou até vídeos do YouTube.
O Word também captura seu próprio áudio do microfone do PC/Notebook. A Microsoft está realmente direcionando isso para jornalistas que transcrevem entrevistas, alunos que gravam palestras e qualquer pessoa que precise transcrever reuniões e chamadas facilmente.
O Transcribe está sendo lançado inicialmente no Word para a web, com planos de trazer o mesmo recurso para os aplicativos do Word para iOS e Android ainda este ano.
O inglês é o único idioma com suporte no momento, mas dado o trabalho da Microsoft em outras partes do suporte à transcrição, é razoável supor que isso se expandirá para outros idiomas em breve.
A Microsoft está limitando a transcrição aos assinantes do Microsoft 365, que também serão limitados a cinco horas mensais para upload de áudio, sem nenhuma maneira de estender esse tempo de transcrição por enquanto. (Para áudio gravado no Word na web, não há limite de transcrição.)
Isso significa apenas 300 minutos por mês, o que é metade dos 600 minutos que concorrentes como o Otter.ai oferecem gratuitamente por mês.
O Otter também oferece uma interface da web semelhante para gravar chamadas e transcrever em tempo real.
Em nossos testes, verificamos que o recurso Word Transcribe da Microsoft captura áudio com qualidade superior ao Otter, tornando mais fácil ouvir certas partes da transcrição que precisam de correção.
Também testamos em português, tanto áudio gravado, quanto usando o microfone do notebook, mas realmente está apenas liberada a versão em inglês. E o Word, captando pelo microfone foi muito bem.
O recurso de transcrição, por enquanto, apenas na versão WEB
A Microsoft não compacta áudio para transcrever, em vez disso, ele é capturado no formato WAV e carregado diretamente em uma nova pasta “Arquivos transcritos” em seu próprio armazenamento OneDrive.
É difícil escolher entre Word e Otter aqui, mas acho que, se você está acostumado a trabalhar no Word, esse novo recurso Transcrever torna mais rápido passar de um arquivo de áudio para um documento.
Você também pode fazer anotações junto com a gravação e inserir partes da transcrição assim que estiver concluída.
A única desvantagem é que ele está disponível apenas no Word para web, e não nas versões desktop do Word para Windows e macOS.
A Microsoft parece estar focada na web e em dispositivos móveis para este recurso específico, então é improvável que veremos o Transcribe aparecer nas versões normais do Word para desktop em breve.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.