Propaganda

Se você acessou o aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial e a mensagem não foi a esperada e foi negado, calma. A Caixa permite contestar ou fazer uma nova solicitação.

Infelizmente nem todos os brasileiros que estão no Cadastro Único ou que fizeram a solicitação do benefício de R$ 600 terão o pedido aprovado.

Enviar as mensagens de forma correta é primordial, porém se mesmo assim teve o auxílio emergencial negado deve fazer o quê? É possível recorrer?

A partir do dia 20 de abril, o app CAIXA Auxílio Emergencial é possível encontrara duas opções para os trabalhadores que tiveram o pedido do auxílio emergencial negado:

  • Fazer uma nova solicitação
  • Contestar a análise do primeiro pedido, feita pela DataPrev.

Tanto quem está no Cadastro Único e, a partir da análise dos seus dados, teve o auxílio emergencial negado, quanto quem solicitou através do site ou aplicativo podem recorrer – muda somente a forma como cada um deve fazê-lo.

Veja Também: Acompanhe seu pedido do Auxílio Emergencial pelo novo site lançado pela Caixa

Confira passo a passo como resolver, no caso seu Auxílio Emergencial foi negado:

Auxílio Emergencial negado para quem estava no Cadastro Único

Para quem já está no Cadastro Único, com cadastro feito até o dia 20 de março de 2020, e se encaixa em todos os requisitos necessários para receber o auxílio emergencial, o recebimento é automático. Já estão nele os beneficiários do Bolsa Família, por exemplo.

Quem está no banco de dados do governo e não recebeu o Auxílio Emergencial – o pagamento da primeira parcela para essas pessoas já foi feito -, portanto, não se encaixa em todos os requisitos – veja quais são aqui. A análise feita pode ser acompanhada no aplicativo do auxílio.

Segundo a Caixa, através do mesmo CAIXA Auxílio Emergencial é possível fazer uma nova solicitação caso a análise do Cadastro Único resultar no auxílio emergencial negado. Essa é a única maneira de recorrer.

Auxílio Emergencial negado para Inscritos pelo aplicativo ou site

Os brasileiros que solicitaram o auxílio através do app CAIXA Auxílio Emergencial ou site disponibilizados pela Caixa podem acompanhar a análise neles mesmos.

O resultado pode ser de benefício aprovado, com pagamento a ser feito em até cinco dias úteis depois da aprovação de acordo com as datas definidas ou, quando não estiver mais em análise, não aprovado ou de dados inconclusivos. Em cada um desses casos:

  • Benefício não aprovado: no próprio app, é possível contestar a análise e/ou também é possível fazer uma nova solicitação.
  • Dados inconclusivos: neste caso, os dados informados não foram suficientes para poder determinar se o benefício foi ou não aprovado. Neste caso, a indicação é refazer a solicitação, prestando atenção nas informações enviadas – segundo a Caixa, especialmente a inclusão de membros da família, seus dados e o gênero de quem faz o pedido.

Maiores informações você pode acessar ligar para 111 e tirar suas dúvidas.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

via nubank

Deixe uma resposta