O iOS 15 apresenta novas maneiras de se manter conectado, atualizações poderosas que ajudam os usuários a se concentrar e explorar, e recursos inteligentes para fazer mais com o iPhone.
As atualizações do FaceTime fornecem chamadas de vídeo mais naturais, o Focus ajuda os usuários a reduzir a distração, novos recursos como o texto ao vivo usam inteligência no dispositivo para revelar informações úteis, as atualizações do Maps fornecem novas maneiras de navegar pelo mundo e muito mais.
O iOS 15 foi lançado dia 20 de setembro e já está disponível gratuitamente para download.
Quais as novidades do iOS 15?
Chamadas pelo FaceTime mais naturais
O FaceTime está mais essencial do que nunca, oferecendo aos usuários uma maneira de se conectar facilmente com as pessoas que mais importam.
Atualizações poderosas dos recursos de áudio e vídeo do FaceTime tornam as chamadas mais naturais e realistas.
Com áudio espacial, as vozes em uma chamada FaceTime em Grupo soam como se estivessem vindo da direção em que a pessoa está posicionada na tela.
Isolamento de voz, um novo modo de microfone, usa aprendizado de máquina para eliminar o ruído de fundo e priorizar a voz do usuário, enquanto o recurso Wide Spectrum permite que cada até mesmo os menores ruídos de fundo seja transmitido.
Inspirado pelas impressionantes fotos tiradas no iPhone, o modo Retrato no FaceTime desfoca o fundo do usuário e o coloca em foco.
Isolamento de voz, amplo espectro e modo de retrato também podem ser usados com aplicativos de terceiros, como Webex, Zoom e WhatsApp.
O modo FaceTime em Grupo oferece a opção de exibir os participantes em blocos do mesmo tamanho em uma nova visualização em grade.
Usuários com Android e Windows poderão se conectar com FaceTime
As chamadas FaceTime agora vão além dos dispositivos Apple, de modo que as pessoas que usam um dispositivo Android ou Windows podem entrar usando o navegador da web.
As chamadas FaceTime na web permanecem criptografadas de ponta a ponta para que a privacidade não seja comprometida.
Para iniciar a chamada, os usuários de iPhone, iPad e Mac simplesmente criam um link do FaceTime e o compartilham por meio de Mensagens, Calendário, Mail ou aplicativos de terceiros, tornando mais fácil do que nunca se conectar com amigos e familiares.
Ainda neste semestre, o SharePlay oferecerá uma nova maneira para os usuários compartilharem experiências com amigos e familiares durante uma ligação do FaceTime, como ouvir músicas juntos, assistir a um programa de TV ou filme, completar um treino juntos ou compartilhar sua tela para ver aplicativos.
O SharePlay funciona com aplicativos como:
- Apple Music
- Apple TV +
- Apple Fitness +
- Disney +
- ESPN +
- HBO Max
- Hulu
- MasterClass,
- Paramount +
- Pluto TV
- SoundCloud
- TikTok
- Twitch e muitos outros.
O SharePlay pode ser acessado através do iPhone, iPad e Mac e, com os controles de reprodução compartilhados, qualquer pessoa em uma sessão do SharePlay pode reproduzir, pausar ou avançar.
O SharePlay se estende até a Apple TV, para que os usuários possam assistir a programas ou filmes em uma tela grande.
Mais maneiras de se manter conectado com as mensagens
Compartilhado com Você ( Share with You ) é uma nova seção que aparece em Fotos, Safari, Apple News, Música, Apple Podcasts e o aplicativo Apple TV que exibe as fotos, artigos, músicas e outros conteúdos compartilhados por amigos e familiares em Mensagens.
No Compartilhado com Você exibe automaticamente fotos compartilhadas no aplicativo Fotos, notícias no Apple News e outros conteúdos relevantes no aplicativo correspondente.
A seção Compartilhado com Você mostra quem enviou o conteúdo e torna mais fácil visualizar a mensagem associada e reiniciar a conversa.
No iOS 15, o Memoji traz ainda mais maneiras de os usuários se expressarem com chapéus multicoloridos, mais estilos de óculos e novas opções de acessibilidade, incluindo implantes cocleares, tubos de oxigênio e um capacete macio.
Os adesivos Memoji podem ser personalizados com mais de 40 opções de roupas e nove novas poses de adesivos, incluindo um shaka, um aceno de mão e um momento de lâmpada.
Ferramentas poderosas para aumentar seu foco no dia-a-dia
O iOS 15 apresenta o Focus, uma nova maneira de ajudar os usuários a reduzir a distração, filtrando notificações com base no que o usuário deseja focar naquele momento.
Por exemplo, o Work Focus pode ser definido durante o horário de trabalho para permitir apenas notificações de colegas de trabalho e aplicativos que são usados para o trabalho, o Personal Focus pode ser usado ao fazer uma pausa com amigos e família ou o Fitness Focus pode ajudar um usuário a ficar na zona ao completar um treino.
Os usuários podem criar um Focus personalizado ou selecionar um Focus fornecido, que usa inteligência no dispositivo para sugerir quais notificações de pessoas e aplicativos são permitidas.
Para estender ainda mais a capacidade de foco, os usuários podem criar páginas de tela inicial dedicadas com aplicativos e widgets relevantes para corresponder a um foco específico.
Ao usar o Focus, um status é exibido automaticamente para os contatos em Mensagens e aplicativos de comunicação de terceiros compatíveis com o recurso, como o Slack, para que eles saibam que não devem interromper.
Os usuários receberão até sugestões para ativar um Focus com base em fatores como hora do dia ou local, e quando o Focus é definido em um dispositivo Apple, ele se aplica automaticamente a todos os dispositivos Apple do mesmo usuário.
Um novo visual para notificações
As notificações foram redesenhadas, adicionando fotos de seus contatos e ícones maiores para aplicativos que tornam ainda mais fácil identificá-las.
O resumo da notificação é uma coleção de notificações entregues a cada dia em horários programados determinados pelo usuário.
Usando a inteligência no dispositivo, o resumo é organizado por prioridade, com as notificações mais relevantes subindo para o topo com base em como o usuário interage com os aplicativos.
Notificações urgentes, mensagens e chamadas telefônicas serão entregues imediatamente, para que os usuários não percam alertas oportunos e é fácil silenciar temporariamente qualquer aplicativo ou thread de mensagens por uma hora ou durante o dia.
A inteligência no dispositivo fornece texto em tempo real (Live Text), pesquisa avançada em destaque e memórias
O Live Text torna o texto em fotos interativo. Usando a inteligência do dispositivo, o Live Text reconhece texto em fotos em todo o sistema, incluindo a web, e permite que os usuários realizem ações, como copiar e colar, procurar informações e traduzir.
Os usuários podem até tocar na imagem de um número de telefone para fazer uma chamada ou na imagem de um endereço da web para abrir uma página no Safari.
Com o poder do Neural Engine, o aplicativo Câmera também pode reconhecer e copiar texto rapidamente no momento, como a senha de Wi-Fi exibida em uma cafeteria local.
Com Visual Look Up, os usuários podem aprender mais sobre arte, pontos de referência e livros, plantas e flores encontradas na natureza e raças de animais de estimação.
O Spotlight é a forma universal de iniciar pesquisas no iPhone e agora pode ser acessado diretamente da tela de bloqueio e inclui a capacidade de pesquisar fotos por localização, pessoas, cenas ou objetos.
Usando o Live Text, o Spotlight pode localizar texto e escrita à mão em fotos.
O iOS 15 oferece a maior atualização de sempre para o Memories. Com um novo visual, interface interativa e integração com o Apple Music que usa inteligência no dispositivo para sugerir faixas de música, as novas memórias cinematográficas tornam mais fácil reviver momentos favoritos ou esquecidos.
Navegação pela internet pelo Safari sofreu grandes alterações
O Safari apresenta uma experiência de navegação recém-projetada que torna os controles mais fáceis de alcançar.
Por padrão, a nova barra de guias é posicionada na parte inferior da tela, para que os usuários possam deslizar facilmente entre as guias com uma mão.
Os Grupos de Guias permitem aos usuários organizar guias e acessá-los facilmente a qualquer momento no iPhone, iPad ou Mac, e uma página inicial personalizável e extensões da web no iOS tornam o Safari mais poderoso e pessoal do que nunca.
Navegue e explore ainda mais com o Apple Maps
O Maps no iOS 15 apresenta uma maneira totalmente nova de ver o mundo.
Um mapa visualmente impressionante oferece níveis de detalhe sem precedentes para bairros, distritos comerciais, edifícios, bem como pontos de referência personalizados e um novo modo noturno com um brilho ao luar.
A navegação apresenta uma nova visão de direção tridimensional com detalhes da estrada que ajudam os usuários a identificar mais facilmente faixas de conversão, canteiros centrais, faixas de pedestres e calçadas. O mapa aprimorado está disponível em Los Angeles, Nova York e San Francisco, com mais por vir.
Um globo interativo incrivelmente projetado fornece detalhes ricos para cadeias de montanhas, desertos, florestas tropicais e corpos d’água, ou seja, qualquer acumulação significativa de água em determinada região.
Os passageiros do transporte público podem obter acesso com um toque a todas as partidas perto deles e marcar suas linhas favoritas, algo semelhante ao Moovit.
O Maps segue automaticamente uma rota de transporte selecionada, notificando os usuários quando está quase na hora de desembarcar, e os passageiros podem até acompanhar no Apple Watch.
Simplesmente segurando o iPhone, os usuários podem receber instruções detalhadas de caminhada em realidade aumentada.
Novas chaves e IDs de estado chegam à Apple Wallet
Com o iOS 15, os usuários podem acessar ainda mais lugares com apenas um toque em seu iPhone com as novas chaves de casa, hotel, escritório e carro no Wallet.
As chaves digitais do carro ficam ainda melhores com o suporte para a tecnologia Ultra Wideband, para que os usuários possam travar, destravar e dar partida em seu veículo compatível sem tirar o iPhone do bolso ou da bolsa.
O iPhone também pode ser usado para destravar a casa, o escritório do usuário, ou até mesmo um quarto de hotel – tudo através das chaves armazenadas no Wallet.
Além disso, os usuários serão capazes de adicionar seus documentos como, CPF, carteiras de motorista no app Wallet no iPhone conforme esta opção vier a se tornar disponível em seu país.
Experiência meteorológica remodeladas
O Weather inclui um design totalmente novo com mapas em tela cheia, exibições gráficas de dados meteorológicos e layouts dinâmicos que mudam com base nas condições.
Planos de fundo lindamente animados refletem com mais precisão a posição do sol, as nuvens e a precipitação, e as notificações indicam quando a chuva ou neve está prestes a começar ou parar.
Organize e colabore em notas
O Notes adiciona marcas criadas pelo usuário que facilitam a categorização rápida de notas e menções que permitem que membros de notas compartilhadas notifiquem uns aos outros sobre atualizações importantes.
Uma visualização de atividade totalmente nova mostra o histórico recente de uma nota compartilhada, e Destaques revela detalhes sobre quem fez as alterações.
As notas rápidas criadas no Mac e no iPad podem ser visualizadas e editadas nas notas.
Mais controles de privacidade
Novos recursos de privacidade fornecem ainda mais transparência e controle sobre os dados que os usuários fornecem aos aplicativos.
A Proteção de Privacidade do E-mail, impede que os remetentes saibam se um e-mail foi aberto e oculta os endereços IP para que os remetentes não possam saber a localização de um usuário ou usá-lo para criar um perfil sobre ele.
A proteção da privacidade do usuário da Siri vai ainda mais longe com o reconhecimento de voz no dispositivo, já que as solicitações de áudio dos usuários agora são processadas inteiramente no dispositivo por padrão, permitindo mais personalização, solicitações off-line e desempenho mais rápido.
Características adicionais
O Siri adiciona notificações de anúncio aos AirPods e a capacidade dos usuários de compartilhar o que está em sua tela apenas perguntando.
O Siri agora pode ser habilitado em acessórios HomeKit de terceiros, para que os usuários do HomePod e do HomePod mini possam pedir ao Siri com facilidade e segurança para enviar uma mensagem, definir um lembrete ou transmitir uma mensagem para a família a partir de mais dispositivos na casa.
O iCloud + combina tudo o que os usuários amam no iCloud com novos recursos premium, incluindo Hide My Email, suporte expandido para HomeKit Secure Video e um novo serviço de privacidade na Internet inovador, iCloud Private Relay.
Os assinantes atuais de armazenamento do iCloud serão atualizados automaticamente para o iCloud + sem custo adicional.
Todos os planos do iCloud + podem ser compartilhados com pessoas no mesmo grupo Family Sharing, para que todos possam desfrutar dos novos recursos, armazenamento e experiência elevada que vem com o serviço.
O aplicativo Health recebe uma nova guia de compartilhamento que permite aos usuários compartilhar seus dados de saúde com familiares, cuidadores ou uma equipe de cuidados, as tendências oferecem aos usuários uma maneira de focar a atenção em mudanças significativas nas métricas de saúde pessoal e Walking Steadiness é uma nova métrica que capacita pessoas para gerenciar proativamente seu risco de queda.
Os usuários também poderão armazenar vacinação COVID-19 ou seu “passaporte da vacina” além de registros de resultados de testes diretamente no aplicativo Health, para que possam acessá-los facilmente a qualquer momento.
Recurso Translate adiciona um novo recurso de tradução automática que detecta automaticamente quando um usuário começa a falar e traduz a fala sem tocar no botão do microfone, permitindo que a conversa entre os idiomas flua com mais naturalidade.
A tradução em todo o sistema torna possível traduzir texto em qualquer lugar no iPhone, selecionando-o e tocando em Traduzir.
A nova configuração do iPhone o torna mais fácil do que nunca.
Os usuários existentes do iPhone podem fazer backup temporariamente dos dados para o iCloud – mesmo sem uma assinatura – para transferir facilmente seus dados para um novo iPhone.
Para aqueles que estão mudando para o iPhone pela primeira vez, uma experiência aprimorada Mover para iOS transfere facilmente álbuns de fotos, arquivos, pastas e configurações de acessibilidade, para que o iPhone pareça pessoal desde o início.
Os recursos de acessibilidade incluem a capacidade de explorar pessoas, objetos, texto e tabelas em imagens com mais detalhes com o VoiceOver, e novos sons de fundo são reproduzidos continuamente em segundo plano para mascarar ruídos externos ou ambientais indesejados.
As ações de som personalizam o controle de interruptor para trabalhar com sons da boca, e os usuários podem personalizar as configurações de exibição e tamanho do texto em cada aplicativo.
A Apple também está trazendo suporte para reconhecimento de audiogramas importados – gráficos que mostram os resultados de um teste de audição – para acomodações com fones de ouvido.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.