Em homenagem a um dos autores franceses mais reverenciados do século 19, a apresentação de slides do Google Doodle de hoje celebra Alexandre Dumas.
Talvez mais conhecido por romances de aventura fanfarrões, Dumas produziu uma prolífica obra que continua a emocionar leitores em todo o mundo hoje.
Uma versão abreviada de um de seus romances mais famosos, “Le Comte de Monte Cristo” (“O Conde de Monte Cristo,” 1844-45), está incluída (sem spoiler!)
Na arte do Doodle de hoje. Nesse dia, em 1884, o jornal parisiense Les Journal des Débats (O Jornal de Debates) publicou a primeira parcela do romance, que apareceu em série na publicação até 1846.
Dumas Davy de la Pailleterie nasceu em 1802 em Villers-Cotterêts, França. Posteriormente, assumiu o nome de Alexandre Dumas, assumindo o sobrenome da avó paterna Marie-Césette Dumas, mulher afrodescendente e escrava em Saint-Domingue (atual Haiti).
Quando criança, Dumas foi deleitado com histórias das façanhas de seu falecido pai como general, elementos dos quais mais tarde encontraram seu caminho em algumas das obras mais famosas do escritor.
Dumas mudou-se para Paris em 1822 e tornou-se um dramaturgo realizado antes de atingir um sucesso monumental com seus romances serializados cheios de ação da década de 1840, incluindo “Les Troi Mousquetaires” (“Os Três Mosqueteiros”, 1844).
Hoje, essas obras o tornaram um dos autores franceses mais populares do mundo, e seus livros foram traduzidos para mais de 100 idiomas.
No final dos anos 1980, um romance de Dumas há muito perdido foi descoberto na Biblioteca Nacional da França em Paris. Intitulado “Le Chevalier de Sainte-Hermine” (“O Último Cavalier”), o livro foi finalmente publicado em 2005.
Merci, Alexandre Dumas, por toda a empolgação que vocês proporcionaram a tantos leitores!
Dados sobre a arte Google Doodle
A arte do Google Doodle de hoje foi criada por Doodler Matt Cruickshank Abaixo, ele compartilha algumas idéias sobre a criação do Doodle:
- O formato de apresentação de slides permite uma história em quadrinhos de imagens sequenciais. Parecia uma abordagem visual interessante – uma abordagem moderna dos antigos quadrinhos impressos dos jornais.
- A rica e bela história contada de Edmundo em “O Conde de Monte Cristo”, foi inspiração para sua homenagem. Os cenários e personagens são maravilhosamente bem pensados. É um tesouro de ideias visuais.
- Cruickshank, espera que podemos nos inspirar na incrível narrativa de Dumas. Podemos aprender muito com este homem grandioso!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.
Que bosta, heim? Tanta coisa importante aconteceu ao longo dos anos, décadas e séculos para serem lembrados no dia 28 de agosto e o Google vem com essa porcaria.
Olá Chide, o Google está sempre homenageando pessoas ou datas comemorativas em todo o mundo, nem todas as homenagens chegam até nós. Alexandre Dumas marcou uma era, marcou e marca gerações. Ele é um dos alicerces que serve de inspiração para autores e escritores em vários países. Acreditamos que foi uma homenagem bem vinda, tanto que o alcance desta homenagem foi praticamente em todos os países do mundo.