Propaganda

No dia 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, data que se tornou a principal referência internacional para homenagear a fotografia e os profissionais atuantes da área. A data marca o surgimento do daguerreótipo e a popularização do seu uso para criar as primeiras fotografias permanentes da história.

Atualmente, na sociedade, a comunicação acontece principalmente por meio das imagens e, por isso, a necessidade de fazer boas fotos cresce a cada dia mais. Você provavelmente já procurou ferramentas para te auxiliar e melhorar a qualidade de alguma fotografia, como quando a imagem ou o vídeo está com baixa resolução.

E hoje, graças ao grande avanço na tecnologia, é possível contar com ferramentas grátis que possibilitam dar um toque diferente na foto, auxiliando no seu tratamento. Além de ajustes nas cores, luminosidade, foco, etc.

Ter as ferramentas certas e que ajudam a tornar os cliques melhores é essencial na rotina do fotógrafo.

Leia também: 17 Aplicativos indispensáveis para usar em suas redes sociais

1 – Foap App – Plataforma para venda de fotos online

Foap é uma plataforma de conteúdo visual personalizada, desenvolvida por criativos profissionais para profissionais criativos. Acesse aqui e confira o passo a passo para utilizar este aplicativo.

2 – Alboom Prosite – Criação de Sites para Portfólio 

Todo sucesso de um fotógrafo começa em ele se vendendo, ou melhor, mostrando seu portfólio de fotografias. Para fazer um lindo site de fotografia, existe o Alboom Prosite.

O mais legal é que o Alboom Prosite possui temas prontos para personalizar e muitos recursos para atualizar seus trabalhos ou conectar seu site às redes sociais.

E o mais importante, já que estamos falando de ferramentas gratuitas para fotógrafos e artistas visuais, é que o site segue o modelo que ficou conhecido como Freemium, free por tempo indeterminado e somente quando o usuário desejar, pode optar por planos premium que são pagos.

Para quem quer mais capacidades como mais espaço de armazenamento ou mesmo ter que usar o seu domínio que você já adquiriu, aí você precisará fazer um upgrade para os planos pagos.

O Alboom Prosite é uma das ferramentas da plataforma Alboom para fotógrafos, e a empresa segue a filosofia de planos grátis sem expirar para todos os seus produtos, trazendo assim uma grande vantagem frente a outras alternativas que possui o modelo de teste grátis, mas que depois de 14 ou 30 dias acabam.

3 – Gimp – Edição e manipulação de Imagens

O Gimp significa programa de manipulação de imagem do GNU e é um editor totalmente gratuito, feito por um projeto de código aberto (open source) onde uma comunidade de desenvolvedores ajuda a manter o editor atualizado e com novos recursos.

É um software onde é preciso instalar e deverá suprir as necessidades básicas com edição e manipulação de imagens da maioria dos fotógrafos.

Podemos dizer assim que o Gimp é o Photoshop grátis, embora seja bem mais simples, menos poderoso e não possui a interface sofisticada que o famoso editor e manipulador de imagens da Adobe possui.

4 – Darkroom – Organização e Edição de Imagens

Para o fotógrafo é essencial ter recursos de seleção e tratamento de imagens, assim como o Adobe Lightroom é capaz. Porém, o Darkroom tem tudo que é necessário para a melhoria da qualidade visual de imagens. Caso você queira recursos mais amplos, o Darkroom+ traz outras funcionalidades que expandem sua capacidade.

Se você deseja um software mais completo, poderoso, com amplo uso no mercado e uma comunidade presente, ativa e com suporte muito eficiente, você certamente deve considerar o uso do Adobe Photoshop Lightroom da Adobe.

5 – Alboom Proof – Galeria de fotos para o cliente escolher e comprar

Seguindo o fluxo de trabalho padrão da maioria dos fotógrafos, após a organização das fotografias capturadas e edição das imagens, vem o momento de apresentar a galeria de fotos para o cliente conhecer e escolher as principais.

Por conta disso, a ferramenta para o cliente escolher e aprovar as fotos é muito conhecida e uma das mais utilizadas por ser online e por facilitar de maneira incrível todo o trabalho.

A ferramenta Alboom Proof merece aqui grande destaque não apenas por ser totalmente grátis seu uso, mas por permitir a criação de galerias personalizadas e com resolução de HD já no plano grátis.

No plano grátis, o Alboom Proof permite a criação de galerias de até 500 imagens no total e todo mês 3 galerias no máximo, mas é no plano pago que a ferramenta se torna muito mais completa com a possibilidade de aplicar marca d’água e resolução ultra HD, com capacidades de fotos a partir de 10 mil fotos atuais.

6 – Synkron – Backup de arquivos

O sincronismo de arquivos é um ponto fundamental para podermos ter uma pasta em comunicação com outra mantendo seu mesmo conteúdo. O Synkron é uma ferramenta opensource, multiplataforma que permite o fotógrafo escolher uma pasta ou HD, solicitar sua cópia ou verificação de arquivos existentes em ambas, bem como programar o seu sincronismo em horários específicos do dia.

EaseUS ToDo BackUp (Pago) WIN / CarbonCopy (Pago) MAC / Synkron (FREE) MAC e WIN – Backup

7 – Google Suite

Com um conjunto de ferramentas essenciais para todos os negócios atuais, contando com toda a sua gama de recursos totalmente online, permite ao fotógrafo e empreendedor criativo utilizar de sistemas de e-mail, agenda, planilha, apresentações, criação de documentos, reuniões entre outros. Além disso, com um sistema colaborativo é possível a 4 ou mais mãos, construir documentos e criar documentos em colaboração, além de fazer reuniões junto aos seus clientes remotamente.

8 – WeTransfer

A entrega de arquivos digitais vem cada vez mais expandindo e a gama de ferramentas presentes no mercado é muito grande. O WeTransfer veio com uma solução simples e robusta, onde com uma conta gratuita é possível subir arquivos de até 2GB de tamanho, enviar para múltiplas pessoas e possibilitar seu download. No plano gratuito há uma restrição, além do tamanho máximo de upload, da permanência do link disponível por até 7 dias.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta