Propaganda

Em todo o mundo, governos e autoridades de saúde estão trabalhando juntos para encontrar soluções para a pandemia do COVID-19, para proteger as pessoas e colocar a sociedade em funcionamento novamente. 

Os desenvolvedores de software estão contribuindo com a elaboração de ferramentas técnicas para ajudar a combater o vírus e salvar vidas. 

Nesse espírito de colaboração, Google e a Apple estão anunciando um esforço conjunto para permitir o uso da tecnologia Bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do vírus, focando na privacidade e a segurança de seus usuário.

Qual a necessidade destas ferramentas?

Como o COVID-19 pode ser transmitido por meio da proximidade de indivíduos afetados, as organizações de saúde pública identificaram o rastreamento de contatos como uma ferramenta valiosa para ajudar a conter sua disseminação. 

Várias autoridades de saúde pública, universidades e ONGs de todo o mundo vêm fazendo um trabalho importante para desenvolver a tecnologia de rastreamento de contato opt-in. 

Opt-in é o termo empregado para as regras de envio de mensagens que definem que é proibido mandar e-mails comerciais/spam, a menos que exista uma concordância prévia por parte do destinatário.

Para promover essa causa, a Apple e o Google lançarão uma solução abrangente que inclui APIs (Application Programming Interface) e tecnologia no nível do sistema operacional para auxiliar na ativação do rastreamento de contatos. 

Dada a necessidade urgente, o plano é implementar esta solução em duas etapas, mantendo fortes proteções à privacidade do usuário. 

Os passos para implantação deste projeto contra a COVID-19

Primeiro, em maio, as duas empresas lançarão APIs que permitem a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicativos de autoridades de saúde pública. 

Esses aplicativos oficiais estarão disponíveis para os usuários baixarem em suas respectivas lojas de aplicativos. 

Segundo, nos próximos meses, Apple e Google trabalharão para habilitar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth, incorporando essa funcionalidade nas plataformas subjacentes. 

Essa é uma solução e permitirá a participação de mais indivíduos, se eles optarem por participar, além de permitir a interação com um ecossistema mais amplo de aplicativos e autoridades governamentais de saúde. 

Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância nesse esforço, e esperamos criar essa funcionalidade em consulta com as partes interessadas”, diz o Google em seu blog oficial.

Publicaremos abertamente informações sobre nosso trabalho para outras pessoas analisarem. Todos nós da Apple e do Google acreditamos que nunca houve um momento mais importante para trabalharmos juntos para resolver um dos problemas mais prementes do mundo.“, completa a equipe da Google.

Por meio de estreita cooperação e colaboração com desenvolvedores, governos e prestadores de serviços de saúde pública, Apple e Google espera aproveitar o poder da tecnologia para ajudar os países ao redor do mundo a diminuir a propagação do COVID-19 e acelerar o retorno da vida cotidiana.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta