O Instagram vai começar a esconder os resultados de busca por hashtags que consistentemente retornam informações falsas sobre vacinas, disse a empresa hoje.
A partir de hoje, a empresa começará efetivamente a bloquear o acesso a hashtags que retornem informações errôneas destinadas a dissuadir as pessoas de serem vacinadas.
Esta desinformação está saindo muito cara, e Instagram fez o anúncio em um evento para a imprensa em San Francisco na quinta-feira.
“Se a hashtag fosse # vaccines1234, se contivesse uma alta proporção de desinformação de vacina conhecida, bloquearíamos essa hashtag completamente“, disse Karina Newton, chefe global de políticas públicas do Instagram. (E não tem relação com o autor deste post.)
“Desinformação de vacina conhecida” refere-se a desinformação que foi verificada como falsa pela Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle de Doenças e organizações similares, disse a empresa.
Outros posts que expressam visões anti-vacinais, mas que não foram confirmados como falsos, podem ser mantidos, disse a empresa.
A notícia vem no momento em que o Facebook tem estado sob crescente pressão para remover a propaganda anti-vacina de sua rede de sites, onde seus algoritmos de recomendação ajudaram a criar grandes audiências para os hoaxes.
Já se passaram dois meses desde que o Facebook disse que reprimiria os boatos contra a vacinação, mas os jornalistas continuaram a encontrá-los em todas as plataformas da empresa .
Enquanto isso, um surto de sarampo na cidade de Nova York atraiu uma nova atenção para o impacto da desinformação contra a vacina.
O Instagram irá rever postagens que estão sendo removidas sob políticas de desinformação e usar o aprendizado de máquina para entender quais hashtags estão associadas, disse. Se uma hashtag tiver uma “alta proporção” de desinformação, ela será bloqueada.
O Instagram se recusou a especificar a porcentagem, dizendo que isso poderia encorajar as pessoas a tentarem jogar com o sistema.
O Instagram também planeja introduzir uma mensagem pop-up para pessoas que buscam informações sobre vacinas, ligando-as a informações de alta qualidade sobre o assunto. Ainda não finalizou a redação da mensagem, mas espera apresentá-la em breve, disse a empresa.
Instagram disse que o trabalho para remover informações anti-vacinação da plataforma estava em seus estágios iniciais, e que as pessoas provavelmente continuariam a encontrar propaganda anti-vacinação no serviço por algum tempo.
“Vai levar algum tempo para continuar o trabalho“, disse Newton.
Separadamente, o Instagram anunciou que está criando uma ferramenta para apelar às decisões de moderação de conteúdo, como aquelas sobre postagens anti-vacinação.
Se sua postagem for removida, você poderá solicitar uma revisão da decisão do Instagram. A postagem será enviada para um moderador diferente.
Se eles reverterem a decisão, sua postagem será restaurada. Se eles confirmarem a decisão, o aplicativo informará você.
A ferramenta de recursos agora está sendo testada para decisões relacionadas à nudez, disse a empresa. Ele estará disponível para outros tipos de conteúdo “nos próximos meses”, disse Bettina Fairman, diretora de operações comunitárias do Instagram.
Siga o Dica App do dia em suas redes sociais que estão no link abaixo, e também estamos no Google Notícias e Flipboard.