Uma das plataformas de mensagens mais utilizada em todo mundo, Whatsapp, está testando um recurso para combater as Fake News. Este recuso facilitaria a vida de seus 2 bilhões de usuário possibilitando analisar se determinada mensagem é verdadeira.
Em uma versão beta lançada para Android, o serviço deu aos usuários a capacidade de pesquisar na internet determinada informação recebida, para obter mais contexto sobre o assunto.
De acordo com o site TechCrunch, o Whatsapp já está testando esse recurso em alguns aparelhos há vários trimestres. No ano passado, permitiu a alguns usuários procurar uma imagem na web. Porém um porta-voz agora disse ao TechCrunch que a plataforma planeja lançar esse recurso de combate a Fake News em um futuro próximo .
“Estamos trabalhando em novos recursos para ajudar os usuários a descobrir mais informações sobre as mensagens que recebem e que foram encaminhadas muitas vezes. Atualmente, esse recurso está sendo testado e esperamos lançá-lo no futuro próximo ”, disse um porta-voz em comunicado.
Whatsapp no tempo de quarentena
Este teste chegou em um excelente momento, pois tanto WhatsApp quanto outras plataformas de mensagens estão sendo usadas com mais frequência do que nunca. Pessoas permanecem em contato com seus amigos, familiares e colegas diante de uma pandemia global.
E, de fato, como aconteceu no passado, várias plataformas, incluindo o WhatsApp, estão lidando com a disseminação de informações erradas – desta vez sobre o coronavírus.
Entretanto, o WhatsApp agiu rapidamente, dezenas de governos, começaram a utilizar o app desde o mês passado para ajudar pessoas afim de fornecer informações precisas a população.
No início desta semana, a Organização Mundial da Saúde também anunciou um WhatsApp para pessoas de todo o mundo a fim de quebrarem mitos sobre o coronavírus e responderem a algumas das perguntas mais frequentes sobre a doença.
“O Alerta de Saúde da OMS é a mais recente linha de apoio oficial de ONG ou governo disponível no WhatsApp, juntando-se ao Governo de Cingapura, Ministério da Saúde de Israel, Departamento de Saúde da África do Sul e KOMINFO Indonésia. Também estamos trabalhando ativamente para lançar serviços locais com outros países ”, afirmou o WhatsApp em comunicado.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.