TikTok quer montar a próxima boy band ou girl group asiática. O aplicativo de vídeos curtos anunciou dia 05/04 que está iniciando a busca por talentosos jovens dançarinos e cantores em um novo programa chamado TikTok Spotlight.
Os usuários do TikTok no Japão e na Coréia do Sul podem competir por uma chance de ganhar um contrato com gravações fazendo upload de videoclipes originais.
O TikTok está criando um novo canal em seu aplicativo para que os artistas façam upload de suas músicas, que serão exibidas em uma lista de reprodução para o público ouvir.
O TikTok medirá o número de músicas tocadas para medir a popularidade de cada música.
As preferências de público desempenham um papel importante, uma vez que os artistas podem obter uma vantagem se as suas músicas tiverem muito tempo de jogo no TikTok.
O programa Spotlight é semelhante ao que já existe na China, lançado pela empresa-mãe da TikTok, ByteDance.
Há duas rodadas para a competição em cinco meses – uma seleção inicial onde os 100 melhores artistas são escolhidos, e uma rodada final onde um painel de jurados escolherá o Top 18.
O TikTok também está deixando espaço para mais de um vencedor: os cinco primeiros a dez artistas terá chances de produzir música profissional e potencialmente outros prêmios.
O TikTok tem o apoio do Spotify, Line, Warner Music e Universal Music. Os produtores por trás de algumas das boy band mais populares, como BTS e EXO, também estão a bordo.
E o aplicativo também tem associação com bandas como Blackpink, o primeiro grupo de garotas do K-pop a reservar o Coachella e que acabou de lançar um novo EP viral ontem que imediatamente encabeçou a parada do iTunes nos EUA.
Uma década atrás, eu ouvia sobre uma competição de talentos K-pop acontecendo em Nova York através de um cartaz de papel irregular pregado em um quadro de avisos ou escondido no canto de um shopping, e meu amigo e eu atualizávamos um ao outro durante a aula como nosso ensaio estava indo.
Mas logo, o showcase de talentos chegou ao YouTube e ao SoundCloud, com bandas como o 2NE1 pedindo aos seus fãs que gravassem a si mesmos cantando “Lonely” para ter uma chance de ganhar uma viagem para a Coreia.
Agora, o TikTok está levando a caçada até onde os adolescentes estão gastando muito do seu tempo – dentro de seu próprio aplicativo.
Se o Spotlight for bem-sucedido no Japão e na Coréia, é possível que o TikTok leve a competição para os EUA, onde o aplicativo atraiu milhões de usuários e para o resto do mundo.
Os resultados certamente seriam divertidos: a próxima geração de artistas pop poderia ser mais global e sintonizada nas mídias sociais do que nunca.
Via The Verge
Siga o Dica App do Dia nas redes sociais – os links estão abaixo – e também no agregador de notícias Flipboard.