A ServiceNow empresa líder em fluxo de trabalho digital que faz o mundo funcionar melhor para todos, foi nomeada Visionária no Gartner® Magic Quadrant ™ de 2023 para monitoramento de desempenho de aplicativos (APM ) e Observabilidade.
“Quando converso com os clientes, eles me dizem que sua maior prioridade é acelerar a inovação do produto e, ao mesmo tempo, tornar o software mais confiável. Isso não é possível sem uma estratégia sólida de observabilidade, e somos uma das únicas soluções que traz padrões modernos, observabilidade baseada em nuvem na mesma solução usada para gerenciamento de eventos e operações de serviço”, disse Ben Sigelman, gerente geral da ServiceNow Cloud Observability e cofundador da Lightstep e OpenTelemetry. “Estamos entusiasmados por sermos reconhecidos pelo Gartner por nossa capacidade de executar e abrangência de visão à medida que entramos nesta próxima evolução de como as equipes irão governar, monitorar, observar e inovar em propriedades tecnológicas complexas e heterogêneas.”
Definição / Descrição do Mercado
A visão do Gartner é focada em tecnologias transformacionais ou abordagens que atendem às necessidades futuras dos usuários finais. Não é voltada para o mercado como é hoje.
O Gartner define o monitoramento de desempenho de aplicativos (APM) e o mercado de observabilidade como software que permite a observação e análise da integridade, desempenho e experiência do usuário de aplicativos.
As funções visadas são operações de TI, engenheiros de confiabilidade do site, equipes de nuvem e plataforma, desenvolvedores de aplicativos e proprietários de produtos.
Essas soluções podem ser oferecidas para implantação auto-hospedada, como um ambiente hospedado gerenciado pelo fornecedor ou via SaaS.
Os recursos do APM e das ferramentas de observabilidade incluem:
- Observação do comportamento transacional completo de um aplicativo
- Descoberta e mapeamento automatizados de um aplicativo e seus componentes de infraestrutura (incluindo serviços em nuvem)
- Monitoramento de aplicativos entregues via navegador, aplicativo móvel e API
- Identificação e análise de problemas de desempenho de aplicativos e seu impacto nos resultados de negócios
- Integração com ferramentas de automação e gerenciamento de serviços, bem como com provedores de nuvem pública (por exemplo, Amazon Cloudwatch, Azure Monitoring, Google Cloud Operations)
- Monitoramento de atividades de negócios e análise de KPIs e jornadas do usuário (por exemplo, login para check-out)
- A capacidade de realizar exploração e análise interativas de vários tipos de telemetria (como traços, métricas, logs) para detectar desconhecidos “desconhecidos” — ou seja, a capacidade de identificar e explicar as causas de eventos inesperados, exceções e anomalias
- Funcionalidade de segurança de aplicativos, como a identificação de vulnerabilidades conhecidas em aplicativos monitorados e a capacidade de bloquear tentativas de explorá-los
As funcionalidades opcionais podem incluir:
- Monitoramento de endpoints para entender a experiência do usuário e seu impacto nos resultados de negócios
- A capacidade de ingerir a telemetria coletada de aplicativos hospedados ou baseados em SaaS
- Identificação de recomendações para resolver anomalias de integridade e desempenho usando análises avançadas (às vezes chamadas de “recursos AIOps”)
- Integração com cadeias de ferramentas DevOps para facilitar a entrega contínua ou progressiva de aplicativos
- Teste de desempenho e integração com ferramentas de teste de carga.
ServiceNow Cloud Observability
O ServiceNow Cloud Observability ajuda as organizações a gerenciar a crescente escala e complexidade da nuvem e da infraestrutura nativa da nuvem, unificando dados críticos de telemetria (logs, métricas e rastreamento).
Com base nas soluções existentes na Now Platform, o Cloud Observability completa o quadro de visibilidade em toda a empresa, ajudando as organizações a identificar problemas facilmente, reduzir o tempo médio de resolução (MTTR) e quebrar silos para proteger a receita e aumentar a satisfação do cliente.
De acordo com o Gartner, “ferramentas de observabilidade e APM são plataformas de análise poderosas que ingerem vários feeds de telemetria e fornecem informações críticas sobre a integridade, o desempenho e, cada vez mais, a segurança do aplicativo”.
ServiceNow Cloud Observability é desenvolvido com Lightstep e Era Software , inovadores de visibilidade que a ServiceNow adquiriu em 2021 e 2022, respectivamente, para estender os benefícios da observabilidade em toda a Now Platform.
Os fundadores da Lightstep e os líderes do ServiceNow Cloud Observability, Ben Sigelman, Ben Cronin e Daniel Spoonhower, co-criaram os projetos de código aberto OpenTracing e OpenTelemetry, conduzindo a migração geral do setor de soluções proprietárias para soluções portáteis, sempre ativas e abertas aquisição baseada em padrões de dados de telemetria.
Inovações de produtos recentes para ServiceNow Cloud Observability incluem:
- ServiceGraph Connector for OpenTelemetry , que permite que as organizações extraiam facilmente dados de estruturas de nuvem como OpenTelemetry e Kubernetes diretamente para o ServiceNow sem ferramentas adicionais.
- Cloud‑Native Logging , que oferece uma visão completa de todas as interações digitais do usuário e reduz os dados não essenciais, economizando tempo e recursos para as equipes de DevOps.
- Unified Query Language (UQL), que fornece uma linguagem para que as equipes aproveitem a observabilidade como código e ajudem a permitir maior uniformidade e extensibilidade em toda a experiência de observabilidade.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.
E se precisar de ajuda com a plataforma das plataformas, conte com a Artycs!
Somos parceiros Premier da ServiceNow no Brasil!