O governo de SP, acabou de anunciar hoje 27/05, em uma Coletiva de Imprensa, no Palácio dos Bandeirantes a “retomada consciente” das atividades do estado após inúmeras renovações de quarentena. O flexibilidade da quarentena vai começar a partir do dia 1º de Junho.
“A partir do dia 1º de junho, por mais 15 dias, manteremos a quarentena, e também retomaremos as atividades econômicas no estado de São Paulo”, afirmou.
A quarentena foi decretada no estado em 24 de março e renovada por três vezes até 31 de maio. Segundo Doria, a adoção da medida foi capaz de salvar 65 mil vidas. O governador não descartou voltar atrás em relação às medidas de afrouxamento.
A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).
De acordo com o Governador João Doria, a reabertura vai acontecer primeiro nas cidades que possuem redução de casos de contaminação pela Covid-19, além de terem leitos disponíveis na rede de saúde pública.
Fases da Retomada Consciente de acordo com a região do Estado de São Paulo
- Fase 1 – vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
- Fase 2 – laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
- Fase 3 – amarela: abertura de um número maior de setores
- Fase 4 – verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
- Fase 5 – azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene
A quarentena permanecerá restrita nos municípios da Grande São Paulo, Baixada Santista, litoral sul e Vale do Ribeira. O estado considera que estas regiões estão na fase 1 (vermelha), de controle mais restrito, que permite a abertura da indústria e construção civil.
Já o município da capital paulista entrará na chamada fase 2 (laranja), que admite a reabertura, com restrições, de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios e shoppings centers.
Taxa de isolamento, número de casos da doença e taxa de ocupação dos leitos de UTI são os principais critérios.
Pelo plano, só poderão iniciar a retomada das atividades:
- As cidades que tiverem taxa de isolamento de pelo menos 55%;
- As cidades que tiverem redução no número de novos casos por 14 dias seguidos;
- As cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI
- Com manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos
- Uso obrigatório de máscaras
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.