Por meio de um aplicativo chamado Prévias PSDB o partido realizou neste domingo 21/11 as prévias que vão escolher o candidado à presidente da República.
Ao todo, 44.700 tucanos se cadastraram para votar.
Em Brasília, estarão reunidos 700 mandatários (governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional) que votarão em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral. Vereadores e filiados em todo o país votarão pelo aplicativo Prévias PSDB.
Como funciona o aplicativo Prévias PSDB
O App Prévias PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), foi desenvolvido para que o partido execute a votação interna para eleger os novos candidatos, que ocorrerá no ano de 2022.
Basicamente o app tem as seguintes funcionalidades:
- Inserção dos dados de titulo de eleitor
- Validação facial
- Upload de documentos cadastrais
- Acesso aos dados dos candidatos elegíveis (Segunda fase)
- Voto no candidato escolhido (Segunda fase)
- Acesso aos comprovantes de voto (Segunda fase)
- Acesso ao resultado das eleições (Segunda fase).
Segundo site oficial do PSDB “Todo o processo de eleição, tanto presencial quanto pelo aplicativo, será fortemente monitorado pelo partido, pelas campanhas e por auditorias externas. A transparência e a segurança da votação estarão garantidas. A votação por aplicativo ocorrerá com dupla verificação: identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular cadastrado pelo filiado.
O aplicativo Prévias PSDB passou por instabilidade durante a votação
O PSDB afirmou que o aplicativo “Prévias PSDB”, utilizado neste domingo (21) para escolher o representante da sigla na eleição à Presidência à República em 2022, vem apresentando “instabilidade”. Por este motivo, o partido estendeu o prazo para votação até às 18h — anteriormente, a votação se encerraria às 15h.
“Desde às 8 horas da manhã deste domingo, 21/11, até este momento o aplicativo Prévias PSDB vem apresentando instabilidade, o que tem impossibilitado os filiados de votarem. Até o momento, 12:30, foram 4:30 praticamente sem o funcionamento do aplicativo”, diz trecho do comunicado assinado pelo presidente estadual do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi.
“Somente em São Paulo são cerca de 26 mil (62% do total) credenciados que, neste momento, não conseguem acesso ao voto. O Diretório Estadual do PSDB de São Paulo já requereu providências e aguarda que o sistema de votação seja retomado o mais brevemente possível, evitando assim um prejuízo enorme para o filiado exercer o seu direito ao voto”.
O Aplicativo Prévias PSDB está disponível para:
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias