Propaganda

Quando estou com meu drone na rua, além da admiração que causa nas pessoas, algumas perguntas sempre se repetem e, uma delas é sobre licença, então decidi escrever esta matéria, a respeito de licença e homologação.

Com relação a licença, sim, é necessário ter uma licença para operar um drone no Brasil.

A licença é emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão vinculado ao Ministério da Defesa.

Para obter a licença, é preciso realizar um curso de formação para operadores de drones e passar em um exame. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos de idade e ser capaz de comprovar a aptidão física e mental para a operação de drones.

É importante lembrar que a operação de drones é regulamentada no Brasil e existem restrições quanto ao uso de drones, como a proibição de voar em áreas urbanas, em altitudes superiores a 120 metros ou próximo a aeroportos e helipontos.

Vale ressaltar que o curso de piloto de drone exigido pelo órgão é feito através de instituições credenciadas, para isto é preciso verificar antes de se matricular, para garantir que seu curso terá validade, perante ao DECEA.

Mas, quanto custa um curso de piloto de drone?

Leia também: Quais são os drones mais acessíveis do Brasil?

O valor do curso de piloto de drone varia de acordo com a instituição de ensino e a duração do curso. Algumas instituições oferecem cursos online de curta duração, que podem custar a partir de R$100.

Já os cursos presenciais, que costumam ter duração mais longa e incluir aulas práticas, podem custar a partir de R$1.000.

É importante lembrar que, para obter a licença de operador de drones emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é necessário realizar um curso de formação para operadores de drones e passar em um exame.

Portanto, é importante verificar a qualidade do curso e escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo DECEA para garantir que você estará apto a passar no exame e obter a licença.

Como faço para pedir autorização de voo com drone?

Para solicitar a autorização de voo com drone no Brasil, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Ter mais de 18 anos de idade e ser capaz de comprovar a aptidão física e mental para a operação de drones.
  2. Realizar um curso de formação para operadores de drones e passar em um exame.
  3. Obter a licença de operador de drones, emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
  4. Preencher o formulário de solicitação de autorização de voo com drone, disponível no site do DECEA.
  5. Incluir no formulário a descrição do voo, incluindo a localização, a duração e o motivo do voo.
  6. Enviar o formulário preenchido para o DECEA, junto com a cópia da licença de operador de drones e qualquer outra documentação exigida pelo órgão.
  7. Aguardar a resposta do DECEA. Se a autorização for concedida, o operador de drone deve cumprir com todas as exigências estabelecidas pelo órgão.

É importante lembrar que a operação de drones é regulamentada no Brasil e existem restrições quanto ao uso de drones, como a proibição de voar em áreas urbanas, em altitudes superiores a 120 metros ou próximo a aeroportos e helipontos. Além disso, é preciso respeitar as leis e regulamentações locais aplicáveis.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta