Propaganda

Google Doodle de hoje celebra um importante festival – o Ano Novo Lunar, é comemorada a chegada do ano 4721 o Ano do Coelho este feriado é comemorado pelas comunidades chinesas vietnamitas e demais países do leste asiático.

As pessoas costumam viajar para as casas de suas famílias extensas e trazer o ano novo com festas.

Este ano marca o Ano do Coelho, que está associado à prosperidade, inteligência e habilidade. A arte Doodle é trabalhada a partir de papel para homenagear a arte de dobrar e cortar papel tradicionalmente praticada durante o Ano Novo Lunar.

O que significa o Ano do Coelho no Ano Novo Lunar?

Segundo a mitologia, o coelho foi um dos 12 animais que disputaram uma competição cósmica de natação que acabou determinando a ordem dos signos do zodíaco chinês. Apesar de coelho não nadar bem, o animal usou seu intelecto e cruzou o rio em uma jangada.

O ano 4721, o Ano do Coelho tem uma simbologia voltada para a paz, do intelecto e de cautela.

Ano passado foi o Ano do Tigre.

Como é contado o Ano Novo Lunar?

Como próprio nome já diz, o Ano Novo Lunar tem a própria Lua como parâmetro, e é calculado de acordo com os 12 ciclos completos da Lua.

O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.

A data do Ano Novo é móvel, ela não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias.

Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã, e o judeu.

Comemoração do Ano Novo Lunar na Indonésia, em 19 de janeiro de 2023 — Foto: Willy Kurniawan/Reuters
Comemoração do Ano Novo Lunar na Indonésia, em 19 de janeiro de 2023 — Foto: Willy Kurniawan/Reuters

Como são as festividades do Ano Novo Lunar

Ano Novo Lunar na China

Acredita-se que o Ano Novo chinês tenha surgido no século 14 antes de Cristo – 3.400 anos atrás, na Antiguidade -, quando a dinastia Shang governava o território chinês.

Em contraste com as festividades ligadas ao calendário solar gregoriano, as pessoas de todo o mundo alinham suas celebrações de ano novo com base no antigo sistema de calendário chinês lunisolar, que segue os ciclos da lua e do sol.

Os preparativos começam dez dias antes do ano novo lunar, com muitos limpando suas casas como forma de eliminar a má sorte do ano anterior.

São preparadas comidas tradicionais que representam boa sorte, como peixes (abundância) e tangerinas (auspiciosidade).

As famílias decoram suas casas com flores como flores de pêssego; lanternas vermelhas; fai chun (bandeiras vermelhas com frases que desejam sorte e prosperidade); e troca lai see (envelopes vermelhos cheios de dinheiro).

Ano Novo Lunar na Coreia do Norte

Na Coreia do Norte e na Coreia do Sul, é celebrado o Seollal, que dura três dias. Famílias coreanas servem comida a seus ancestrais em um ritual chamado Charye, para receber bênção para o ano que se inicia.

Ano Novo Lunar na Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, a Spam, uma mistura de carne de porco enlatada, tornou-se um popular presente de ano novo. Pessoas pagam até US$ 75 (cerca de R$ 400) por cestas de presentes com as latas de carne.

Ano Novo Lunar na Mogólia

Na Mongólia, o festival é chamado de Tsagaan sar, ou Festival da Lua Branca. As pessoas oram em ovoo – pilhas de pedras usadas como altar ou santuário. Elas também trocam garrafas de rapé (recipiente para tabaco), que acreditam unir as pessoas.

Feliz Ano Novo Lunar!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

Deixe uma resposta