Propaganda

Absher app é um aplicativo disponível nas lojas da Google e Apple que está dando o que falar em todo mundo.

O app Absher (أبشر ), que está disponível para Android e iOS, em suma, permite que os homens da Arábia Saudita controle as suas esposas e filhas onde quer que elas estejam.

Calma, tem mais, quem desenvolveu este aplicativo, foi o Centro de Informação Nacional da Arábia Saudita, que foi criado pelo Ministério do Interior Saudita.

Pra quê?

A missão deste Centro era criar soluções e serviços tecnológicos para os diversos órgãos de governo e administração pública.

Recapitulando. O Governo Saudita, desenvolveu um app com a finalidade dos maridos controlarem as mulheres e filhas, e este app foi aprovado e está disponível nas lojas da Google e Apple.

Pra quê?

Para os maridos, literalmente, vigiarem TODOS os movimentos de suas mulheres e filhas.

A descrição da aplicação diz claramente o seguinte:

#تطبيق_أبشر ، هو التطبيق الرسمي للخدمات الالكترونية للأفراد والتي تقدم عبر منصة أبشر الإلكترونية في المملكة العربية السعودية. 

– تطبيق أبشر يدعم اللغتين العربية والانجليزية ، و يتيح لك الاستفادة من العديد من الخدمات المقدمة عبر التطبيق للأفراد من مواطنين و مقيمين.

– لقد تم تصميم وتطوير تطبيق أبشر مع مراعاة دقيقة للخصوصية ومعايير الحماية الأمنية ، حتى تتمكن من استعراض بياناتك الشخصية بأمان، وكذلك بيانات أفراد عائلتك والمقيمين على كفالتك. وتستطيع أيضا اجراء العديد من الخدمات الالكترونية. 

شاركونا تجربتكم في استخدام التطبيق عبر الوسم التالي في تويتر 
#تطبيق_أبشر

Entendeu? Não? Calma que tem vídeo disponível no Youtube:

Agora, ficou claro né? A narração foi muito clara – Repara no tempo a partir de 2:22, Você consegue além de tudo, apontar o celular e ver a direção onde ela(s) estão é praticamente um tipo de app no padrão Flight Radar.

Voltando, na descrição do app diz mais ou menos o seguinte: O Absher é um aplicativo oficial de e-service para os cidadãos, este é fornecido através da plataforma eletrônica Abshar na Arábia Saudita.

É um app que suporta tanto inglês quanto árabe e o usuário – no caso o marido – se beneficia de muitos serviços.

E fica tranquilo – o aplicativo foi desenvolvido com rígidos padrões de privacidade e segurança, para que o marido possa analisar com segurança seus dados pessoais.

E claro os dados da sua família também, e pode executar vários comandos a distância.

E pra fechar ele conclui – Compartilhe sua experiencia no Twitter.

Através deste app o responsável – pai ou marido – receberá uma notificação sempre que um dos dependentes – esposa e/ou filha(s) – saia da área controlada pela plataforma.

E isso também inclui infração de trânsito, entre outras particularidades mais.

Então, recapitulando novamente, a Google e a Apple, aprovaram, este aplicativo e está disponível para download.

Enfim, esta aplicação está sendo utilizada pelos maridos na Arábia Saudita para vigiar os movimentos de suas respectivas esposas e filhas.

Relembrando que neste país as mulheres possuem poucos direitos e não podem abandonar o país por vontade própria. Para tal, carecem da aprovação do seu marido ou pai.

Em todo mundo o Absher tem sido contestado

Este aplicativo em questão está gerando ondas de contestação em todo mundo, em conjunto de legisladores, ativistas sociais e defensores dos direitos humanos.

Google e Apple estão na mira de inúmeras associações de proteção e garantia dos direitos humanos, além de ONGs e instituições similares. Acusando as gigantes de promover e/ou potencializar a restrição a liberdade das mulheres sauditas.

E esta contestação vem se propagando nas redes sociais.

A situação atraiu a atenção do senador norte-americano Ron Wyden, que já enviou uma mensagem para Google e Apple, expondo toda a situação.

Em contrapartida, existem relatos que as mulheres sauditas conseguiram acessar os smartphones dos maridos, ativar o app, desativar as notificações, e assim conseguiram fugir do país.

Nota do Autor

Queremos deixar muito bem claro que isso não é uma dica de aplicativo, tanto que esta matéria está na categoria Notícias e nem foi colocado nos links do app para download.

Por conta do conteúdo, creio que foi o post mais difícil que tive que fazer até hoje, porém, acho necessário que você leitor, leitora tenha conhecimento desta plataforma.

E não acabou aqui não, vamos acompanhar esta história até o fim.

E ai, o que achou do app? Deixa nos comentários, compartilha, curta, não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

Fonte: pplware

Deixe uma resposta