Propaganda

Google Doodle de hoje 29/09 comemora o 89º aniversário de Mihály Csíkszentmihályi, um psicólogo húngaro-americano que foi pioneiro no estudo científico da felicidade e da criatividade, além de cunhar o termo “fluxo”: o estado mental de absorção completa em uma atividade.

É um estado de ótimo desempenho e bem-estar caracterizado por foco, prazer e realização.

Mihály Csíkszentmihályi nasceu neste dia, 29 de setembro de 1934 em Fiume (então parte da Itália Imperial).

Sua família enfrentou dificuldades financeiras como resultado da crise econômica causada pela Segunda Guerra Mundial.Consequentemente, Csíkszentmihályi abandonou a escola para ajudar no sustento da família.

O profundo sofrimento que Mihály Csíkszentmihályi testemunhou durante a guerra o inspirou a dedicar a sua vida à compreensão da ciência da felicidade.

Ele se voltou para a arte, a filosofia e a religião enquanto buscava respostas.

Nesta exploração, ele se deparou com uma palestra de Carl Jung, que falou sobre as psiques traumatizadas dos europeus após a Segunda Guerra Mundial, e como seus estados mentais os levaram a projetar os avistamentos de OVNIs no céu. Este interessante estudo o levou à psicologia.

Ele se mudou para os EUA aos 22 anos para estudar psicologia na Universidade de Chicago.

Mihály Csíkszentmihályi – Imagem: ilustração

Seu interesse pelo fluxo começou durante seus estudos de pós-graduação, quando observou pintores tão absortos em seu trabalho que perdiam a noção do tempo e desconsideravam sinais básicos de sobrevivência como comida, água e sono.

Vários dos entrevistados descreveram suas experiências através da metáfora de uma corrente de água, daí nascendo o termo “estado de fluxo”.

Ele se formou com doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Positivo em 1965.

O livro Flow: The Psychology of Optimal Experience de Mihály Csíkszentmihályi foi publicado em 1990 e desde então foi traduzido para mais de 20 idiomas.

Líderes empresariais, presidentes e treinadores desportivos elogiaram os seus conhecimentos científicos sobre a natureza da produtividade e do bem-estar.

Csíkszentmihályi tornou-se um ilustre professor de psicologia e gestão na Claremont Graduate University. Ele fundou e co-dirigiu o Centro de Pesquisa de Qualidade de Vida.

Ele também foi membro da Academia Americana de Artes e Ciências e ganhou vários prêmios de prestígio, incluindo o Prêmio Clifton Strengths e o Prêmio Széchenyi.

Feliz 89º aniversário, Mihály Csíkszentmihályi!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta