Propaganda

O Google Doodle de hoje em alguns países do planeta, celebra o mímico francês Marcel Marceau. O ator e mestre do silêncio nasceu neste dia em 1923 em Estrasburgo, na França, com o nome de Marcel Mangel.

Durante a ocupação alemã da França, ele mudou seu sobrenome para Marceau para evitar ser identificado como judeu.

Na infância, Marceau foi apresentado ao cinema e sonhava em estrelar filmes mudos.

Ele entretinha seus amigos com imitações de atores e mímicos famosos e mais tarde usaria suas habilidades de atuação silenciosa para ajudar a contrabandear crianças judias para fora da França ocupada pelos nazistas.

Suas pantomimas eram usadas para manter as crianças quietas durante os momentos perigosos da viagem para a fronteira com a Suíça. Marceau fez três dessas viagens e libertou pelo menos 70 crianças durante a Segunda Guerra Mundial.

Montagem mostrando Marcel durante uma apresentação em 2002, e Marcel durante evento em 2005 - Getty Images
Montagem mostrando Marcel durante uma apresentação em 2002, e Marcel durante evento em 2005 – Getty Images

Após a guerra, Marceau estudou atuação dramática e mímica na Escola de Arte Dramática do Teatro Sarah Bernhardt em Paris. Em 1947, ele começou a interpretar seu famoso personagem Bip the Clown, uma figura tragicômica com uma camisa listrada, pintura facial branca e um chapéu surrado e florido.

Bip explorou a gama de emoções humanas e suas ações falaram mais alto do que as palavras. Logo depois, fundou a Compagnie de Mime Marcel Marceau, a única companhia de pantomima do mundo na época, para desenvolver a arte do silêncio.

Marceau se apresentou em turnês transcontinentais e apresentou pessoas de todo o mundo à arte da mímica. Milhões mais se familiarizariam com Marceau por meio de suas aparições na televisão e no cinema.

Ele desempenhou o papel de Scrooge em A Christmas Carol em 1973 e ganhou um Emmy de Melhor Artista Especial por sua aparição em 1956 no Max Liebman Show of Shows.

Algumas de suas atuações de destaque no mundo do cinema incluem os 17 papéis que desempenhou no filme First Class e seu papel mudo em Shanks. Além de seu talento como ator, Marceau também dirigiu um drama de mímica e publicou dois livros infantis.

Parabéns, Marcel Marceau, você se especializou em silêncio, mas continua a deixar o público às gargalhadas.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta