Este Doodle homenageia o artista francês Louis Joseph César Ducornet, um pintor renomado do século XIX que pintou apenas com o pé devido a diferenças nos membros desde o nascimento.
Louis Joseph César Ducornet nasceu com focomelia, que causa malformações nos braços e nas pernas. Ducornet não tinha braços nem perna esquerda, mas tinha quatro dedos no pé direito.
O pai de Louis Joseph César Ducornet o carregou durante toda a infância, pois ele não conseguia andar.
Depois de pegar um pedaço de carvão com os dedos dos pés, Ducornet começou a fazer experiências com esboços. Isso deu início a uma paixão vitalícia pela pintura.
Depois de se tornar um ilustrador competente, Ducornet atraiu a atenção de escolas e artistas locais.
Ele recebeu treinamento e o governo lhe concedeu uma pensão para que pudesse estudar com pintores renomados em Paris.
No início de sua carreira, ele se concentrou em peças de inspiração bíblica, como Repentance (1828) e St. Louis administering Justice.
O Museu de Lille apresenta ambas as pinturas até hoje.
A deficiência de Ducornet o impediu de ganhar prémios através do Prix de Rome, uma fundação francesa de bolsas de estudo.
No entanto, ele ganhou vários prêmios do prestigiado Salon d’Art. Em 1840, pintou Maria Madalena, que o governo francês comprou.
Ele seguiu com uma de suas obras mais famosas – um autorretrato dele pintando com o pé. Suas cenas históricas e retratos continuam a enfeitar alguns dos museus de arte mais famosos.
Feliz 218º aniversário, Luís José César Ducornet!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.