Propaganda

O Google Doodle de hoje, 12 de novembro, celebra o pintor holandês Johannes Vermeer, um artista barroco que é amplamente considerado entre os maiores pintores holandeses de todos os tempos.

Neste dia de 1995, uma exposição homônima foi inaugurada na Galeria Nacional de Arte de Washington D.C., apresentando 21 de suas 35 obras existentes.

Johannes Vermeer nasceu em Delft, Holanda, no auge da Idade de Ouro Holandesa em 1632.

Embora pouco se saiba sobre a infância de Vermeer, os historiadores estimam, a partir de suas primeiras pinturas mitológicas, que ele primeiro aspirou a ser um pintor histórico.

Johannes Vermeer foi um artista barroco que é amplamente considerado entre os maiores pintores holandeses de todos os tempos. Imagem: Wikimedia Commons

Na década de 1650, Vermeer começou a pintar interiores sutilmente iluminados com simbologia intrincada – um estilo que se distingue por motivos holandeses tradicionais que se tornaram sua marca registrada.

Ele transformou lugares comuns em detalhes radiantes e requintados, criando obras-primas, incluindo “A garota com o brinco de pérola” (1665), que está atualmente em exibição no museu Mauritshuis em Haia, na Holanda.

As técnicas artísticas que Vermeer empregou ainda estão em debate.

Alguns historiadores da arte sugerem que ele traçou imagens projetadas de uma câmera obscura (uma predecessora da câmera fotográfica), mas sem nenhuma evidência física para apoiar tais afirmações, alguns especialistas da Vermeer permanecem não convencidos.

Observe a imagem usada na homenagem do Google Doodle a Johannes Vermeer, de hoje.

  • À esquerda, a arte do Doodle faz referência a “A Alegoria da Pintura” (1666-1668)
  • No meio, “Mulher Escrevendo uma Carta, com sua Empregada” (1670-1671).
  • Na direta, uma luz revelou a arte “Garota lendo uma carta em uma janela aberta” de Vermeer (1657-1659). Em 1979, um raio-X revelou uma imagem que recebeu o nome de Cupido em Vermeer escondido.

Os pesquisadores continuaram a analisar a tela em 2017, determinando que o Cupido foi coberto por outro pintor.

Em 2021, uma iniciativa alemã restaurou completamente a pintura.

Esses esforços são apenas algumas das muitas tentativas de desmistificar Vermeer e algumas das obras de arte mais valiosas do mundo que ele deixou para trás.

Aqui está um verdadeiro astro da arte – Johannes Vermeer!

Aprovete e visite o Google Arts and Culture para explorar as obras atemporais e o legado de Johannes Vermeer.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta