Modo Noturno e multitarefa
Primeiro, o tão esperado Dark Mode está finalmente chegando ao iPhone e iPad com o iOS 13 .
Haverá um Modo Escuro para todo o sistema que pode ser ativado em Configurações, incluindo uma versão de alto contraste, semelhante ao que já está disponível no macOS.
Falando em MacOS, os aplicativos para iPad que rodam no Mac usando o Marzipan vão finalmente aproveitar o suporte ao Dark Mode em ambos os sistemas.
Existem muitas alterações no iPad com o iOS 13, incluindo a capacidade de os aplicativos terem várias janelas.
Cada janela também poderá conter abas que são inicialmente anexadas a uma parte da tela, mas podem ser separadas com um gesto de arrastar, tornando-se uma placa que pode ser movida livremente, semelhante ao que um projeto de código aberto chama de “PanelKit” .
Esses cartões também podem ser empilhados uns sobre os outros e usar um efeito de profundidade para indicar quais cartas estão na parte superior e quais estão na parte inferior. As cartas podem ser jogadas fora para descartá-las.
Desfazer gestos, melhorias no Safari e gerenciamento de fontes
Outra coisa que muitos usuários de iOS reclamam é a falta de um sistema padrão de desfazer, que no iPhone e no iPad atualmente requer agitação física do dispositivo.
Com o iOS 13, a Apple está introduzindo um novo gesto de desfazer padrão para entrada de texto no iPad.
O gesto começa com um toque de três dedos na área do teclado, deslizando para a esquerda e direita permite ao usuário desfazer e refazer ações de forma interativa.
Haverá um tutorial na primeira vez que o teclado for aberto para ensinar os usuários a usar o novo recurso.
É possível que os desenvolvedores possam adotar essa interação em controles personalizados por meio de uma API pública.
O Safari no iOS 13 para o iPad solicitará automaticamente uma versão desktop dos sites quando necessário, evitando um problema comum em que os sites renderizarão sua versão do iPhone mesmo quando executados em um iPad com uma tela grande.
O YouTube é notório por esse comportamento, forçando os usuários a confiar no botão “Solicitar site de área de trabalho”.
O gerenciamento de fontes está recebendo uma grande atualização no iOS 13. Não será mais necessário instalar um perfil para obter novas fontes no sistema.
Em vez disso, haverá um novo painel de gerenciamento de fontes em Configurações.
Um novo componente selecionador de fontes padrão estará disponível para desenvolvedores e o sistema notificará o usuário quando ele abrir um documento que tenha fontes ausentes.
Mail mais inteligente, seleção aprimorada de vários itens
O aplicativo Mail está ficando mais inteligente pela primeira vez em alguns instantes: o aplicativo atualizado poderá organizar mensagens em categorias como marketing, compras, viagens, “não importante” e muito mais, com as categorias sendo pesquisáveis.
Os usuários também poderão adicionar mensagens a uma fila de “leitura posterior” semelhante a aplicativos de e-mail de terceiros .
Engenheiros também estão trabalhando para facilitar a colaboração de aplicativos baseados em documentos de terceiros, semelhante ao que já está disponível nos aplicativos de produtividade da própria Apple, incluindo Pages, Numbers e Keynote.
O foco na produtividade no iOS continua com a inclusão de novos gestos para permitir a seleção de vários itens em visualizações de tabela e de coleção, que compõem a maioria das interfaces de usuário encontradas em aplicativos que listam grandes quantidades de dados.
Os usuários poderão arrastar com vários dedos em uma lista ou coleção de itens para desenhar uma seleção, semelhante a clicar e arrastar no Finder no Mac.
Haverá também a capacidade de os desenvolvedores usarem um estilo de barra de status diferente (claro ou escuro) para cada lado de uma visão dividida (aplicativos lado a lado), o que deve evitar problemas que atualmente acontecem em alguns aplicativos onde a barra de status não terá contraste com o plano de fundo em um lado da vista dividida.
Os modos de exibição divididos em aplicativos de maçapão baseados em designs de iPad executados no Mac terão a capacidade de serem redimensionados arrastando o divisor e redefinindo sua posição ao clicar duas vezes no divisor, como os aplicativos existentes do modo de exibição dividido no Mac.
Novo volume HUD e outras alterações
Outros recursos para o iOS 13 incluem um aplicativo Reminders redesenhado, que também está chegando ao Mac, um novo volume HUD (o atual intruso tem sido uma piada da interface do usuáriopor um tempo agora), melhor rejeição de “Hey Siri” por erros comuns. ruídos como risos e choro de bebês, melhor suporte multilíngue para teclados e ditado e controles expandidos de impressão no aplicativo.