Instragram anunciou nesta terça-feira que está lançando uma nova maneira de os usuários arrecadar fundos para causas pessoais.
A rede social disse que usuários nos EUA, Reino Unido e Irlanda poderão criar captação de recursos pessoais através do Instagram como parte de um teste inicial.
Os usuários podem criar um angariador de fundos tocando em “Editar perfil”, “Adicionar angariador de fundos” e “Levantar dinheiro”. Eles poderão adicionar uma foto, selecionar uma categoria de angariação de fundos e adicionar informações ao angariador de fundos.
Os usuários precisam ter pelo menos 18 anos para criar um evento de arrecadação de fundos, que dura 30 dias. A duração do levantamento de fundos também poderá ser estendida.
O Instagram diz que os usuários poderão arrecadar fundos para projetos comunitários, despesas médicas, despesas de funeral e outras causas pessoais.
O Instagram analisará e aprovará a captação de recursos antes que os usuários possam começar a arrecadar dinheiro.
O lançamento do novo recurso mostra como o Instagram está respondendo ao aumento do ativismo social após o assassinato da polícia por George Floyd, um negro de 46 anos em Minneapolis.
Leia também: Instagram apresenta ‘Guias’ para dicas de bem-estar
As pessoas têm recorrido às mídias sociais para arrecadar fundos para diferentes causas, incluindo organizações e grupos de justiça social que ajudam a combater o novo coronavírus.
O Instagram disse que as doações no serviço de fotos dobraram nos últimos 30 dias e as postagens que mencionaram a doação aumentaram mais de 200%.
Desde janeiro, os usuários do Facebook e Instagram arrecadaram mais de US$ 65 milhões para captação de recursos relacionados ao COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus.
O Instagram já tem outras maneiras pelas quais os usuários podem arrecadar dinheiro. O aplicativo de fotos permite que os usuários doem para causas que importam por meio do Stories, onde as pessoas postam conteúdo que desaparece em 24 horas.
As organizações sem fins lucrativos podem adicionar um adesivo de doação às postagens efêmeras. Em abril, a empresa adicionou uma maneira de os usuários criarem e doarem para captação de recursos durante vídeos ao vivo.
Desde 2015, 45 milhões de pessoas levantaram mais de US$ 3 bilhões no Facebook e Instagram por várias causas.
Leia também: Instagram passa Twitter como fonte de notícias
Somente organizações sem fins lucrativos em alguns países, como EUA, Reino Unido, França, Espanha e Portugal, podem usar ferramentas de captação de recursos e doações no Instagram.
A empresa disse que os usuários que moram em um país onde podem doar por meio de um adesivo de doação também poderão contribuir para uma arrecadação de fundos pessoal.
Os usuários que desejam doar precisam inserir suas informações de pagamento no Instagram. Stripe está processando os pagamentos para a captação de recursos.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.