O Instagram está trazendo o QR code para o aplicativo, os usuários agora podem gerar QR code que podem ser lidos em qualquer câmera. Será mesmo?
A empresa lançou o produto pela primeira vez no Japão no ano passado. A ideia é que as empresas possam imprimir seu QR code e fazer com que os clientes o digitalizem para abrir sua conta do Instagram facilmente.
A partir daí, as pessoas podem ver o horário de funcionamento da loja, comprar itens ou apenas seguir a conta.
Para gerar seu QR code no Instagram:
- Atualize seu Instagram
- Acesse configurações na parte superior direita do seu perfil
- Toque em Código QR.
Para você ler um determinado QR Code de um perfil no Instagram
- Vá novamente em configurações
- Selecione Código QR ou Tag de Nome, dependendo do perfil do usuário
- Selecione na parte inferior da tela o item “Ler Código QR” ou “Fazer a leitura de uma tag de nome”
- Aponte a câmera para o QR Code e pronto.
Você ainda pode ver o crachá lá, mas, eventualmente, ele se tornará um Código QR. Você pode então salvar ou compartilhar a imagem.
O Instagram implantou anteriormente um sistema semelhante chamado Nametags, que eram códigos internos semelhantes a QR que só podiam ser lidos pela câmera do Instagram. Agora ele está descontinuando totalmente o recurso.
Observação
O Instagram disse que funcionaria em qualquer câmera, mas até o momento, nos testes que fizemos durante a criação desta matéria, apenas funcionou se usado a câmera dentro do aplicativo.
Você abrir o seu aplicativo de câmera e apontar para o QR, em nossos testes não funcionou, pode ser que a empresa já tenha corrigido este erro enquanto você lê esta matéria
Mas, por favor, teste e deixe nos comentários se conseguiu. Faça o teste com o QR Code do Dica App do Dia, aproveita e siga o Dica App do Dia no Instagram.
Vários outros aplicativos empregam seu próprio sistema semelhante a QR, incluindo Twitter, Facebook, Snapchat e Spotify. (Apenas o Twitter suporta códigos QR reais.)
Mas com a pandemia, não é surpreendente ver o Instagram abraçar o sistema QR mais aberto.
Os restaurantes começaram a emitir QR Codes ou códigos QR em vez de seus menus físicos, e outras empresas solicitam que as pessoas digitalizem um código QR para acessar seu site.
Embora as etiquetas de nomes possam ter funcionado para esse propósito, os códigos QR facilitam a leitura das pessoas e as tornam menos dependentes de tirar a câmera do Instagram para acessar as informações.
E ai o que achou? Deixe nos comentários. Vamos acompanhar a evolução desta ferramenta e atualizando neste post.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias